Aulas

1,4 mil crianças aguardam vaga em creches pelotenses

Déficit diminuiu em relação ao ano passado, mas também diminuiu o número de vagas ofertadas pelo Município

Foto: Infocenter - DP - Déficit diminuiu em relação ao ano passado

Mais um início de ano letivo se aproxima em Pelotas. Mais uma vez, o problema do déficit de vagas se repete. Nas creches da Educação Infantil municipal, para crianças entre 0 e três anos, cerca de 1,4 mil crianças ficaram na lista de suplência. Em relação ao ano passado, o déficit diminuiu, assim como o número de vagas ofertadas.

Para o ano letivo de 2024, foram disponibilizadas 855 vagas para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Em 2023, foram oferecidas 62 vagas a mais. O número diminuiu e, mais uma vez, não foi suficiente para atender o pequeno Martin, de dois anos e dois meses. A mãe, Mariana Chaves, 32, conta que tenta, sem sucesso, uma vaga para o filho na rede municipal desde que ele tinha quatro meses. "Ele está de suplente em décimo lugar, mas não chamam. Ano passado foi a mesma coisa", observa.

No último ano, ela precisou trabalhar em casa pela falta de escola para o filho. Agora não será diferente. "Vou continuar trabalhando em casa pois não tenho condições de pagar uma creche particular ", lamenta Mariana.

O que diz a Prefeitura

A reportagem questionou a Prefeitura sobre o motivo da redução do número de vagas ofertadas, mas não obteve retorno até o fechamento da edição. A secretária de Educação, Adriane Silveira, através da assessoria falou, no entanto, sobre a falta atual de vagas.

Ela indicou que diminuiu o déficit, uma vez que, no início do ano letivo de 2023, foram 1.736 crianças não contempladas, frente às 1.452 deste ano. "O déficit diminuiu. Ao final de novembro, após as escolas chamarem seus suplentes e após o encaminhamento de alunos para escolas particulares credenciadas pelo Município, restaram 1.028 crianças", disse. Em relação às crianças que estão na suplência para vagas, Adriane ainda reforçou que o Município permanece com o credenciamento de escolas privadas para matrícula de novos alunos.

Na rede estadual

Para as crianças maiores e adolescentes, está em vigor, desde quinta-feira (4) e até o dia 17 de janeiro, a segunda chamada para garantir vagas na rede estadual de educação. O período para pré-matrículas, feitas exclusivamente pelo site da Secretaria de Educação do Estado (educacao.rs.gov.br), são destinadas para ingressantes no 1º ano do Ensino Fundamental e Médio que perderam o primeiro prazo, em novembro do ano passado. Nesse mesmo período, também estão ocorrendo as solicitações de transferência e as pré-matrículas para os interessados no ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lei permite a presença de doulas nas maternidades de Pelotas Anterior

Lei permite a presença de doulas nas maternidades de Pelotas

Moradores do Pontal da Barra estão isolados há 120 dias Próximo

Moradores do Pontal da Barra estão isolados há 120 dias

Deixe seu comentário