Encerramento
20ª Cavalgada Cultural da Costa Doce chega ao fim após dez dias
Cavalarianos foram recepcionados na praia do Laranjal no início da tarde de domingo, após percorrerem 300 quilômetros
Carlos Queiroz -
Além dos banhistas que aproveitaram o domingo para se refrescar, a praia do Laranjal recebeu também os participantes da 20ª edição da Cavalgada Cultural da Costa Doce que, após dez dias de viagem pela orla da Lagoa dos Patos, encerraram o deslocamento em Pelotas com desfile na avenida Doutor Antônio Augusto de Assunção. A comitiva saiu de Barro do Ribeiro no dia 17 de janeiro, percorrendo 300 quilômetros até o destino final, aonde chegou às 13h30min.
Os trajes dos mais de 50 cavalarianos que chegaram em solo pelotense mostravam as marcas da empreitada. Botas, bombachas, camisas e até mesmo os chapéus sujos de lama, de homens e mulheres, foram alguns dos registros da viagem que percorreu diferentes terrenos, abaixo de chuva e de sol.
“Toda cavalgada foi muito agradável”, contou Ligório Oliveira Peres, de Santa Vitória do Palmar, um dos nove integrantes da equipe de apoio, responsável pelos equipamentos, alimentação, acampamento e o primeiro contato com as cidades por onde a comitiva passou. De acordo com ele, tanto cavaleiros quanto cavalos tiveram um clima favorável, com calor mais intenso em apenas dois dias.
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), junto do vice Idemar Barz e do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, recebeu os participantes em sua chegada. Ela já havia participado do encontro da comitiva com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), no Palácio Piratini em 16 de janeiro, quando se comprometeu em reencontrá-los no final.
A Prefeitura de Pelotas é uma das apoiadoras da Cavalgada Cultural da Costa Doce, por meio de Sdeti. Em decorrência disso, Carlos Gonçalves, um dos organizadores da empreitada, entregou a Paula uma placa de reconhecimento pela “parceria em defesa da cultura gaúcha”, com votos de que no próximo ano a Cavalgada volte a ser realizada.
Roteiro
A 20ª Cavalgada Cultural da Costa Doce passou por Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Camaquã, Arambaré, Vila Pacheca, São Lourenço do Sul, Turuçu, Ilha da Feitoria e chegou em Pelotas pela Colônia de Pescadores Z3.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário