Pescado
9ª Feira Municipal do Peixe será na Semana Santa
Ao menos 45 bancas serão instaladas por toda a cidade para venda direta ao consumidor
A Semana Santa de 2022 contará com reforços para comercialização de pescado. A prefeitura divulgou ontem que a 9ª Feira Municipal do Peixe está confirmada para o período de 11 a 15 de abril. Pelo menos 45 bancas garantirão a venda direta para os consumidores - as 24 que atuam o ano inteiro e mais 21 cadastradas junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) até agora.
“A Semana Santa, devido à tradição alimentar, desencadeia uma demanda muito grande em torno do peixe e derivados. A Feira Municipal cria uma oportunidade importante, tanto para o pescador como para o consumidor. Ambos são beneficiados com preços justos, qualidade dos produtos, e sanidade garantida pela inspeção”, observa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, cuja pasta é responsável pela organização da feira.
A listagem da localização das bancas no Centro e pelos bairros ainda está em aberto, restando poucas vagas a serem ocupadas. Em breve, o Comitê Gestor de organização da feira, composto por SDR, Associação de Pescadores Feirantes da Colônia Z-3 e Balsa, Emater, Sindicato dos Pescadores e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciarão os pontos de venda. Os fixos, que atuam todo o ano, manterão os locais.
Produtos e normas
Para lembrar, em 2021, a 8º edição da Feira Municipal do Peixe foi responsável pela comercialização de 41 toneladas de pescado. Nas bancas, em toda a cidade, são disponibilizados peixes inteiros, em postas, filés
e camarão.
A fiscalização da Vigilância Sanitária será assídua nas bancas, inspecionando a higiene e limpeza das instalações, além do cumprimento das exigências para transporte, resfriamento e acondicionamento dos produtos.
O secretário Jair Seidel informa que os pescadores feirantes usarão avental e máscara, além de disponibilizar álcool gel para o público, e lembra que a capacitação para boas práticas foi realizada recentemente, quando os profissionais da pesca receberam caixas isotérmicas, destinadas em convênio prefeitura/governo do Estado, para acondicionamento, transporte e resfriamento do pescado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário