Mudança

Desfile de Carnaval de Pelotas é adiado para abril

Falta de registro jurídico impede que a nova diretoria da Assecap receba a subvenção pública e, consequentemente, monte o evento

Gustavo Mansur/Ascom - Especial DP - Este ano 17 entidades vão passar pela passarela do samba

O Carnaval de Pelotas, programado para ser realizado entre os dias 15 e 17 de março, foi transferido para 5, 6 e 7 de abril. A decisão partiu da diretoria da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap). A falta da documentação que registra juridicamente a ata de sucessão de uma gestão para outra motivou a busca por uma nova data. Sem esse registro civil não é possível receber os recursos públicos destinados ao evento. De acordo com o presidente da Assecap, jornalista Edson Planella, o documento ficará pronto até amanhã para ser encaminhado à empresa Rocha Brito esta semana.

Segundo o novo presidente da entidade, diferentes acontecimentos resultaram em retardos na mudança da diretoria. “Houve atraso no processo de eleição da Assecap que deveria ter acontecido em maio de 2023, mas não aconteceu”, lembra. A eleição da mesa diretora foi adiada porque a, então, diretoria não conseguia fazer a prestação de contas, conta Planella.

Na época foi montada uma comissão para fazer a apuração de fatos e correção do fechamento das contas da gestão anterior, o resultado foi a realização do processo eleitoral em novembro, quando se tentou adotar um modelo de gestão tripartite, formada por um grupo provisório até a conclusão do Carnaval de 2024. Porém o cartório de registros não aceitou as alterações. “Tivemos que refazer o processo e montar a diretoria e essa documentação, esta ata será liberada apenas amanhã (domingo).”

“Entre a conclusão da documentação e a tramitação de liberação de recursos, a Secult (Secretaria de Cultura do Município) nos informou que isso, provavelmente aconteceria, só no início de março e não haveria tempo hábil para fazer a contratação dos prestadores de serviços”, esclarece. Esses recursos são destinados a estrutura da passarela e a subvenção das entidades carnavalescas. “Ou se transfere ou podemos chegar no dia e não termos nem passarela para realizar o desfile”, fala.

Foi cogitado que o evento fosse transferido para o final de março, porém colidiria com o feriado de Páscoa. Para evitar esse tipo de conflito de datas a solução foi jogar o evento para o primeiro final de semana de abril. “É uma polêmica neste momento, a gente entende. Nem nós gostaríamos de estar fazendo essa transferência, mas já houve episódio semelhante.”

Planella avalia que o clima de desapontamento é o mesmo para todos. “Eu mesmo sou presidente de uma escola de samba (a Unidos do Fragata), pra mim o melhor seria fazer 15, 16, 17 até porque tu acumula atividade na escola, é uma pressão dentro da própria Associação. A gente apresentou o problema e tinha que apresentar uma solução.”

Segundo o presidente, as entidades carnavalescas tinham sido alertadas que essa alteração poderia acontecer. “Nós não pretendíamos que isso não acontecesse. Mas, o registro da documentação não depende da gente. A cada revisão e análise são mais 15 dias dentro do Rocha Britto. É desconfortável o que está acontecendo? É desconfortável”, diz Planella.

Uma parte desses atrasos na mudança de diretoria, segundo Planella, também ocorreram porque não havia interessados em assumir a direção. “Eu só estou nessa situação tentando enfrentar esse momento de dificuldade, porque ninguém teve a coragem de assumir nesse momento de crise e transição. Eu assimilo com tranquilidade as críticas, a contrariedade das pessoas. Se tem alguém que quer assumir, não tem problema nenhum, a gente termina o Carnaval e anuncia uma nova eleição”, fala Planella.

Subvenção com reajuste

Este ano a Assecap receberá R$390 mil de subvenção da prefeitura, R$145 mil de emendas impositivas da Câmara de Vereadores e R$80 mil, de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). De acordo com Planella, as entidades carnavalescas vão receber 20% a mais neste ano, depois de dez anos sem reajustes.

Para as entidades, Planella avalia que ainda é pouco, mesmo com o reajuste. Porém, para a estrutura que se pretende colocar, arquibancadas e camarotes funcionais, provavelmente não haverá camarotes para venda, os recursos sào suficientes. “O camarote ainda estamos negociando para ver se conseguimos disponibilizar, mas a gente consegue montar a estrutura e fazer o Carnaval. Claro que não é uma super passarela como nos moldes da época da estação Férrea, mas vai acontecer.”

Entre participações e concursos, o Carnaval de Pelotas terá 17 entidades desfilando na passarela: três escolas do Grupo Especial, três escolas de samba do grupo Mirim, cinco burlescos, sete bandas e quatro participações. No dia 5 desfilam os burlescos, no dia 6 bandas e no 7 as mirins e as representantes do Grupo Especial. O resultado sairá na segunda-feira, dia 8, à noite.

Desde 2019, segundo Planella Pelotas não tem Carnaval com concurso nas diferentes categorias. “O retorno do Carnaval com todas as categorias e concursos é agora”, diz Planella.


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