Cultura

"Nosso objetivo é continuar contribuindo para a preservação do patrimônio histórico", afirma Simone Neutzling

Arquiteta responsável por projetos importantes em Pelotas e região conversou com o DP e falou sobre a sua trajetória e o andamento das obras

QZ7 Filmes - Especial DP - "Nosso objetivo é continuar contribuindo para a preservação do patrimônio histórico", afirma Simone Neutzling

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Simone Neutzling é arquiteta e urbanista e criadora da Perene Patrimônio Cultural, empresa que atua em arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural e paisagem urbana. Técnica em Edificações, Simone é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural também pela UFPel e atualmente doutoranda na mesma área pela universidade. Dentre os principais trabalhos em Pelotas, estão os projetos de restauração do Castelo Simões Lopes, Catedral Metropolitana e Igreja do Porto. Em entrevista ao Diário Popular, Simone contou um pouco sobre sua trajetória e vivência na área do patrimônio. Ela também explicou como está o andamento das obras da Igreja do Porto e da Catedral.

Como começou a sua trajetória na área e quando começou a trabalhar com projetos de patrimônios históricos?
Sempre fui apaixonada pela preservação do patrimônio cultural. Recém formada, enquanto realizava projetos e obras contemporâneas, também me dediquei à elaboração de projetos de restauração para clientes públicos e privados. Acompanhava a execução desses projetos com visitas regulares aos canteiros de obras, o que me permitiu compreender a importância do equilíbrio entre teoria e prática. A vivência diária na área do patrimônio edificado reforça a necessidade de uma sólida formação teórica e prática na elaboração de projetos e execução de obras de restauração.
Sempre fui apaixonada por patrimônio, desde a época da faculdade. Minha atuação na área começou no início dos anos 2000, por meio do Programa Monumenta/Iphan, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Pelotas, onde fui coordenadora da equipe responsável pela elaboração dos projetos e execução de obras de restauração. Em paralelo, dei continuidade às atividades do meu próprio escritório, que se consolidou e desenvolveu ao longo de muitos anos. A necessidade de expansão dos serviços prestados e do perfil interdisciplinar dos profissionais envolvidos nos projetos de patrimônio motivou a criação da Perene Patrimônio Cultural.
Minha busca constante por conhecimento me levou a participar de cursos especializados em técnicas construtivas tradicionais, que resultaram na série de manuais O Saber e o Fazer - Um Olhar sobre o Patrimônio. Os manuais apresentam um amplo panorama histórico, principais características dos materiais, das técnicas construtivas e procedimentos simples de conservação das antigas técnicas construtivas do estuque, cimento penteado e escaiolas.
Com mais de 25 anos de experiência no campo da arquitetura e preservação do patrimônio, acumulei um repertório de mais de 40 projetos realizados, destacando-me pela dedicação à conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

No final do ano passado, a Igreja do Porto (Sagrado Coração de Jesus) lançou um projeto de restauração que é comandado por ti. Atualmente, como está o processo e quais os próximos passos?
A obra de restauração da Igreja do Porto está em excelente andamento, estamos muito contentes, começamos a obra em janeiro. No patrimônio, cada edificação é única, então o processo da obra de restauração da Igreja do Porto está sendo diferente da Catedral, por exemplo. Na Igreja do Porto, estamos voltando ao sistema construtivo original, ou seja, utilizando os mesmos materiais e técnicas usados na época de sua construção. Assim, como vamos precisar retirar o telhado atual e substituí-lo pela técnica correta, estamos produzindo no canteiro de obras cada parte do novo madeiramento, que em breve serão colocados na cobertura. Essa obra foi necessária porque as intervenções anteriores acabaram causando danos ao patrimônio, que após um ciclone-bomba ocorrido em 2018 corria risco de desabamento. É uma obra que vai durar de seis a oito meses nessa etapa do telhado.
Destacamos também as ações de educação patrimonial que estão sendo realizadas. Em nossos projetos, uma das nossas prioridades é sempre realizar estas ações educativas integradas ao projeto cultural de restauração, com objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Para mostrar o que está sendo feito, mostrar o projeto de restauração e a importância do patrimônio e da preservação.

Como está o processo de restauração da Catedral Metropolitana de Pelotas?
As obras no local estão sendo realizadas em etapas distintas desde a aprovação do projeto completo de restauração, em 2009. Em cada uma delas uma "parte" da Catedral é restaurada, isso se deve basicamente a dois fatores: o custo e a complexidade da etapa. As obras da Catedral ocorrem com diversas fontes de recursos e em diferentes etapas. Mas queremos destacar a ativa participação da comunidade nesse processo. Com recursos da comunidade, foram restauradas as colunas, os bancos e atualmente o assoalho. Via lei de incentivo, já realizamos a cobertura e a Torre Sul. O nosso grande objetivo é chegar na restauração das belas pinturas de Aldo Locatelli e Emilio Sessa, mas, para isso, ainda precisamos realizar algumas etapas intermediárias.
A Catedral é uma obra de arte que acolhe diferentes técnicas construtivas e processos históricos, artísticos e culturais. Por isso, sempre destacamos a diferença entre uma restauração e uma reforma. Muitas vezes, o processo de uma restauração é mais caro e demorado, mas isso ocorre para que o patrimônio seja preservado da forma correta. As obras de restauração necessitam de equipes especializadas, materiais e técnicas específicas, que devem ser planejadas e executadas com todo o cuidado para não causar danos ao patrimônio. Além dos cuidados necessários com os materiais originais e antigos processos construtivos, trabalhamos com o conceito de obra aberta, ou seja, as atividades da Catedral não são interrompidas para a execução dos serviços.

Quais os principais trabalhos desenvolvidos por ti em Pelotas e região?
Os prédios históricos que fazem parte da minha trajetória estão espalhados por diferentes cidades do estado. Em Pelotas, destaco a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a Casa 08 e a Charqueada São João. Valorizo a beleza tanto das grandiosas arquiteturas monumentais quanto das casas inventariadas de porta e janela. Dessa forma, também realizei projetos e obras em inúmeras casas inventariadas do patrimônio pelotense, para clientes privados, ajudando-os a realizar planejamentos de manutenção, projetos e obras em prédios que fazem parte de suas histórias e memórias. Entre elas, destaco uma antiga residência localizada na 15 de Novembro, em que seus proprietários restauraram toda a edificação para receber a sede de sua loja.
Em Jaguarão, destacam-se a Antiga Sede do Clube Jaguarense, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e a Igreja Imaculada Conceição, que atualmente também está na etapa de restauração de sua cobertura. Já em Rio Grande, destacam-se a Antiga Estação Villa Siqueira e a Antiga Fábrica Rheingantz. E em Porto Alegre, temos a Capela do Colégio Sevigné e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli. Além disso, realizamos o projeto "À Luz da Memória - Patrimônio em Evidência", uma iniciativa que teve como objetivo valorizar o patrimônio do estado, com projeções mapeadas, criando narrativas que comunicavam de maneira lúdica e informativa com a herança cultural de quatro cidades: Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Bagé.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conselho de Engenharia e Agronomia realiza ação de fiscalização de aterros sanitários no RS Anterior

Conselho de Engenharia e Agronomia realiza ação de fiscalização de aterros sanitários no RS

Como saber se o candidato está fazendo uma falsa promessa? Próximo

Como saber se o candidato está fazendo uma falsa promessa?

Deixe seu comentário