Acolhimento

Pelotas passa a contar com mais um abrigo da Prefeitura

Espaço, no Exército de Salvação, zona Norte da cidade, recebe acamados e adultos com deficiência

Foto: divulgação - Maria Eduarda Lopes - O abrigo dispõe de quatro dormitórios que acolherão até 40 pessoas

Começou a funcionar nesta quinta-feira (16) o abrigo para pessoas adultas com deficiência ou acamadas – e suas famílias – na sede do Exército de Salvação, na avenida Fernando Osório, 6.745. Os pacientes que estão em outros abrigos ou que permanecem em áreas de risco já estão sendo convidados a se mudar para o local, que oferecerá o ambiente tranquilo que necessitam. 

O abrigo dispõe de quatro dormitórios que abrigarão até 40 pessoas, sala de TV com espaço para as crianças brincarem, pracinha ao ar livre, banheiro acessível e amplo espaço para que os usuários peguem sol. Às 16h desta quinta-feira, 20 delas já haviam chegado.

Em reunião realizada entre representantes da Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e do Exército de Salvação, foram tratados os serviços que seriam inicialmente oferecidos pela Prefeitura, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, durante o dia; e técnicos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) durante a noite. Além da atenção completa imediata, a equipe da SMS também se prepara para o pós-desabrigamento. 

A Smed oferecerá oficinas e outras atividades pedagógicas de acordo com o público, bem como atua na coordenação do espaço junto com a SMS. A Secretaria de Assistência Social (SAS) fornecerá alimentos e outros itens de doação para a manutenção. As secretarias e voluntários pretendem ofertar oficinas de artesanato, atendimento psicológico e educação em saúde – alimentação saudável e autocuidados. Além da estrutura, a equipe do Exército da Salvação oferece cozinheira de segunda a sexta-feira, leitura da bíblia, orações, aconselhamento e conforto espiritual aos abrigados. A capitã Michelle Lange, da instituição, explica ainda que o atendimento às famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) continua sendo feito, com o oferecimento de cestas básicas e visitas da psicóloga e assistente social. Apenas o atendimento presencial das 94 crianças e adolescentes, em contraturno escolar, está suspenso neste período.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Água sobe e atinge área antes não mapeada no Laranjal Anterior

Água sobe e atinge área antes não mapeada no Laranjal

Bomba no Lagos de São Gonçalo é retirada após polêmica Próximo

Bomba no Lagos de São Gonçalo é retirada após polêmica

Deixe seu comentário