Alagamentos

Pior momento das cheias em Pelotas deverá ser entre a próxima segunda e quarta-feira

Previsão é baseada na velocidade do curso das águas do Guaíba até a Lagoa dos Patos; mapa de áreas de risco do Município é atualizado

Foto: Gustavo Vara - Ascom - Paula anuncia que auge do escoamento do Guaíba em Pelotas será entre segunda e quarta-feira

Em live transmitida na manhã deste sábado (11), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou que conforme apontam estudos matemáticos de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a movimentação do deságue do Guaíba na Lagoa dos Patos, o pico do volume de águas deverá chegar na região entre a próxima segunda-feira (13) e a quarta-feira (15). Além disso, com o aumento dos níveis do canal São Gonçalo e Santa Bárbara, o mapa de áreas de risco foi atualizado incluindo a localidade da Farroupilha até a rodoviária em vermelho, o que representa um aumento da ameaça de alagamentos nesses pontos. 

“Significa que estamos com um pouco de preocupação a mais naquela área e também para que as pessoas possam se preparar, elevar os móveis e de preferência deixar suas casas. Não é desespero, é simplesmente um alerta maior, porque pode haver alagamentos”, explicou Paula. A prefeita informou ainda que com a elevação dos canais os sistemas de drenagens do Municípios estão estressados, ocasionando o risco de em um momento de cheias maiores não funcionarem de maneira adequada.  

Sobre o auge do volume de água do Guaíba chegando, a gestora municipal detalha que será no início da semana se as previsões climáticas de vento e outros fatores se confirmarem. Ela ressalta que o pior cenário esperado é que as áreas em vermelho sejam alagadas. “O momento mais grave provavelmente dessa crise”. Antes da atualização do mapa, às extensão próximo a Farroupilha estava em laranja, o que representava risco médio.  

Confira o mapa atualizado: ​Mapa de risco enchentes Pelotas - 2024 - Google My Maps

Aumento na assistência

A prefeita também anunciou que os postos de atendimento do Corpo de Bombeiros, como o localizado na avenida Rio Grande do Sul, no Laranjal, serão ampliados para cinco em diferentes regiões. Além disso, a partir de segunda-feira, todos os hospitais do município começaram a abrir dez leitos a mais de retaguarda. No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), os espaços já estão em funcionamento. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Edição de sábado e domingo, 11 e 12 de maio de 2024 Anterior

Edição de sábado e domingo, 11 e 12 de maio de 2024

Pelotas terá voos diários para São Paulo Próximo

Pelotas terá voos diários para São Paulo

Deixe seu comentário