Luto

Pracinha João Pereira da Silva morre aos 100 anos

Combatente era o último sobrevivente da 2ª Guerra Mundial na região

Foto: Jô Folha/arquivo - DP - Pracinha será sepultado com honras militares

Morreu nesta quinta-feira (25), aos 100 anos, o pracinha pelotense João Pereira da Silva, que lutou a batalha de Monte Castello, na Itália, pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) ao lado exército dos Estados Unidos contra o exército alemão, na 2ª Guerra Mundial. Último dos pracinhas vivo na região, esteve no front entre 1944 e 1945.

O pracinha, como eram chamados os combatentes da FEB, estava internado desde o início do mês tratando uma infecção urinária e morreu após sofrer complicações respiratórias. O corpo está sendo velado no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula e será sepultado às 10h desta sexta-feira (26) com honras militares. Ele deixa a viúva Elisabete, filhos, noras, netos e bisnetos.

O 2º tenente nasceu em 17 de novembro de 1923 em Passo do Ouro, localidade no interior de Morro Redondo, à época um distrito de Pelotas. Após a vida militar, Silva formou-se técnico em Construção Civil pela Escola Técnica Federal de Pelotas, atual IFSul. Na vida social, destacou-se pela paixão pelo Esporte Clube Pelotas, do qual foi conselheiro a partir da década de 1990.

Paulo Luís Pencarinha era amigo de João Pereira da Silva há 30 anos, quando o conheceu através do movimento escoteiro e recorda do pracinha pelo bom humor, apesar das memórias da guerra. “O que era mais triste para ele era quando tinham que enterrar os companheiros. A vida na trincheira, comida fria, neve até a cintura. Graças a uma combinação de artilharia e infantaria, nós conseguimos o que os americanos tentaram três vezes e não conseguiram, tomar Monte Castello”, diz sobre as recordações do amigo. Pencarinha afirma que a intenção é manter homenagens ao pracinha em datas especiais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra de restauração do Museu da Baronesa está 80% concluída Anterior

Obra de restauração do Museu da Baronesa está 80% concluída

Corpo de Bombeiros de Pelotas já registrou 52 ocorrências envolvendo insetos neste ano Próximo

Corpo de Bombeiros de Pelotas já registrou 52 ocorrências envolvendo insetos neste ano

Deixe seu comentário