incentivo

Projeto Mãos que Movem colhe os frutos da primeira turma formada

Iniciativa preparou jovens do bairro Dunas para ingressar na carreira bancária

Foto: Carlos Queiroz - Especial - DP - Sete jovens do Dunas concluíram a formação necessária para iniciar na carreira bancária

Novos horizontes para inspirar, sonhar e mudar de vida. Este é o objetivo cumprido pelo projeto Mãos que Movem, que formou sua primeira turma em Pelotas. Em outubro do ano passado, o Diário Popular acompanhou as primeiras atividades do projeto, que garantiu a preparação de jovens do bairro Dunas para ingressar na carreira bancária. Agora, a história é revisitada com os resultados alcançados e os próximos passos para o futuro.

A turma começou com dez jovens entre 16 e 22 anos. No final, sete deles concluíram o curso preparatório para a prova CPA10, certificação básica necessária para ingressar em carreira bancária. Destes, três quiseram fazer a prova, em Porto Alegre, e um conquistou a certificação. “Ele está à milhão, atrás de vaga de trabalho, quer fazer faculdade de Economia ou Administração, se encontrou nessa área mesmo. Não vejo a hora de ver ele no banco”, diz a gerente bancária Mariana Garcia, idealizadora do projeto.

O ciclo se encerrou com uma pequena formatura com direito a entrega de canudo e certificado. O próximo passo, agora, é aprender com os erros e acertos e organizar a próxima turma. “Foi um projeto que plantamos a sementinha e brotou. Estou muito ansiosa pela próxima turma. Agora [a ideia é] ter mais critérios para seleção dos jovens como idade, em que fase da escola estão e fazer uma entrevista com eles, para sermos mais assertivos [nos resultados]”, reflete Mariana. O objetivo é realizar o projeto em outra região vulnerável de Pelotas no segundo semestre deste ano.

Para além da carreira bancária
Nem todos os jovens irão seguir a carreira bancária. No entanto, a maior conquista do projeto vai além disso. Aos poucos, o Mãos que Movem criou outras parcerias que, por sua vez, abriram ainda mais portas. O mesmo jovem que conquistou o CPA10, por exemplo, conseguiu através do Sindicato dos Bancários, parceiro do projeto, bolsa para o curso preparatório do concurso da Caixa Econômica Federal. Em parceria com o CIEE, a turma também aprendeu mais sobre a montagem de currículo, testes de empresas, banco de vagas, uso do LinkedIn e mais.

Através de outra parceria, esta com a empresa pelotense Origna, também foram concedidas duas bolsas universitárias de 100%, com intenção de garantir, ainda neste ano, uma terceira. “Nem todos se encontraram nessa área, e está tudo bem. São várias frentes que foram se juntando à nós e abrindo mais oportunidades. A mensagem que deixamos é que eles podem estar onde quiserem, desde que se dediquem, estudem, não parem e levantem a mão para pedir ajuda, o que também não é fácil”, celebra Mariana.

Relembre o projeto
O DP visitou a sede do Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD) em outubro de 2023, quando estavam iniciando as atividades do projeto. Gerente bancária natural de São Paulo, Mariana veio para Pelotas a trabalho e desenvolveu a iniciativa a partir das próprias demandas que viu no mercado pelotense. O CDD, além de ceder o espaço para o projeto, também foi responsável por selecionar os participantes da primeira turma, todos moradores do bairro.

Como ajudar
O projeto para cada dez alunos tem custo estimado em R$ 10 mil. Para auxiliar o Mãos que Movem, que atua de forma independente, é possível fazer doações, já para a próxima turma, através da chave pix [email protected]. Outras formas de auxílio e parceria também podem ser feitas, basta entrar em contato através da conta do projeto no Instagram (@maos.que.movem).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira em Pelotas Anterior

Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira em Pelotas

Aumento nas internações por influenza reforça necessidade de vacinação Próximo

Aumento nas internações por influenza reforça necessidade de vacinação

Deixe seu comentário