Atendimento

Teleconsulta atendeu 23 mil pessoas em 2023

Implementado em 2020, durante a pandemia, o serviço é uma ferramenta para agilizar a demanda por atendimentos especializados

Foto: Michel Corvello - Ascom - Serviços são destinados a pacientes com diabetes, obesidade, hipertensão e tuberculose, além da área de saúde mental

serviço de teleatendimento de saúde, desenvolvido pela Prefeitura, realizou em 2023 cerca de 23 mil procedimentos. O serviço foi implementado no Município em março de 2020, no período da pandemia de Covid-19, que priorizava o isolamento social. Mesmo com o fim da crise sanitária, o teleatendimento cresceu e atrai mais adeptos a esse formato. Em 2023, foram realizadas quatro mil consultas a mais do que no ano anterior.

Os atendimentos são desenvolvidos pelo Departamento de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme a coordenadora da Saúde Digital, a enfermeira Ângela Lima, os serviços são destinados a pacientes com diabetes, obesidade, hipertensão e tuberculose, além da área de saúde mental. A coordenadora explicou que as teleconsultas e o telemonitoramento ajudam o paciente a não desistir do tratamento. A iniciativa é direcionada, principalmente, a pessoas com doenças crônicas, que necessitam de tratamentos longos ou permanentes.

“Quando monitoramos o paciente que já está em tratamento, reduzimos muito a taxa de abandono. A teleconsulta, tanto médica, de enfermagem ou relacionada à saúde mental, melhora o acesso do tratamento. A modalidade reduz a taxa de internação por problemas de saúde ocasionados pela diabetes e hipertensão, por exemplo. O paciente precisa de um estímulo e entender sua situação para realizar mudanças nas atividades diárias, então, esse acompanhamento ajuda”, afirmou a coordenadora.

Funcionalidade e rapidez são os principais pontos positivos destacados pelos usuários das teleconsultas. Para a aposentada Maria de Vargas, que utiliza o teleatendimento em psiquiatria, esse formato trouxe conforto e praticidade. “Nos sentimos à vontade para explicar o problema que estamos passando, além de poder fazer a consulta de onde estiver. Para mim, está sendo ótimo”, avaliou.

O vigilante Wagner Duarte, usuário do serviço de saúde mental, apontou a agilidade como uma das vantagens. “Como eu já sofro com depressão e ansiedade há algum tempo, resolvi procurar ajuda médica na UBS do meu bairro. E a minha consulta foi agendada rapidamente, sem precisar me deslocar até um consultório médico, o que demanda tempo e gera custo”, afirmou.

Atendimentos em saúde mental

Destinado a pacientes maiores de 18 anos, com sintomas de sofrimento mental leve de início recente, o serviço oferece consultas e acompanhamento on-line. 

“São realizados de seis a oito atendimentos de psicoterapia breve, para casos de luto, ansiedade e depressão, perda gestacional ou diagnósticos recentes de doenças graves”, explicou Ângela. 

Mensalmente são recebidos cerca de 40 novos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mantendo uma média de 255 atendimentos/mês.

Teleconsulta nutricional aos pacientes diabéticos e obesos

Direcionada para pacientes diabéticos e com obesidade, com hemoglobina glicada acima de 7 e Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, que nunca fizeram consulta com um profissional da área.

Teleconsulta de enfermagem para pacientes hipertensos e diabéticos 

Nesta modalidade, implementada em março de 2023, as enfermeiras entram em contato com os pacientes hipertensos e diabéticos que estão há mais de seis meses sem comparecer às UBS, visando à realização de nova consulta de enfermagem para acompanhar os efeitos do tratamento. Posteriormente, cada paciente recebe um plano de alimentação via WhatsApp.

O serviço já atendeu mais de 250 pessoas, com no mínimo quatro atendimentos por pessoa, totalizando uma média de 990 consultas por mês. 

Teleconsulta médica para pacientes hipertensos e diabéticos 

O modelo de teleconsulta médica para pacientes hipertensos e diabéticos visa atender moradores de localidades atendidas pelas equipes de Atenção Primária (EAP), que não contam com o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF).  

Podem procurar a teleconsulta os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cohab Lindóia, Fraget, PAM Fragata e Porto.

Tuberculose

O telemonitoramento é feito através do telefone, com o objetivo de esclarecer dúvidas e verificar a resposta do paciente em relação ao tratamento. Todos os pacientes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose têm acesso ao acompanhamento. No último mês, foram 139 acompanhamentos




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