Melhor idade

A busca por conhecimento na terceira idade

Projeto de extensão da UFPel oferece cursos gratuitos a idosos

Conhecimento é poder e riqueza. Este pensamento pautou a vida de Tito Machado, 70 anos, professor das redes pública e particular de ensino. Agora, mesmo aposentado, não parou de estudar. Desde 2016 ele participa do Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), programa de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Depois de integrar três edições do projeto, está pré-inscrito para a quarta etapa. As aulas do Unati começam no próximo dia 18 e ocorrem três vezes por semana, cada dia com um grupo distinto. Para participar, os idosos devem se inscrever até esta terça-feira (5).

O Unati oferece cursos não regulares para pessoas com mais de 60 anos e visa à integração social e educacional e à qualidade de vida dos idosos. A melhor parte das aulas, segundo Tito, é a integração entre os alunos. Como os estudantes possuem níveis de instrução diferentes, as aulas precisam respeitar o ritmo de cada um. E isso os professores fazem muito bem, afirma.

Nesta edição são ofertadas 75 vagas distribuídas em três dias da semana. Os candidatos a uma vaga no programa precisam ter mais de 60 anos no momento da inscrição e devem preencher o formulário do link bit.ly/unatidp ou ligar para o telefone 3284-3992 das 9h às 14h até esta terça. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e o resultado sairá no dia 11 no site da UFPel. Os selecionados devem fazer a matrícula presencialmente na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec), no Campus Anglo, das 9h às 14h, entre os dias 11 e 15 deste mês. As aulas serão ministradas entre os dias 18 deste mês e 20 de dezembro. Quem cumprir pelo menos 75% da carga horária proposta receberá certificado de conclusão.

Desde a primeira realização, o programa é um sucesso. Na edição passada foram 197 inscritos para 75 vagas, conta a assistente de administração da UFPel Ana Carolina Nogueira. Ela explica que as turmas são divididas em três dias (segunda, terça e quarta-feira) e em cada dia são ministradas duas aulas. Neste ano, as novidades são os cursos de dança, produção de vídeo e bordado.

O fator que mais pesou para Tito Machado participar de todas as edições do curso é a busca por conhecimento. "O conhecimento não deixa você ser dominado pelos outros num mundo onde só há conversa fiada e corrupção", avalia. Além disso, a abertura dada pelos professores ao debate entre os estudantes contribuiu muito para ele comparecer às aulas. Segundo ele, a única coisa que um aluno do Unati precisa ter é vontade de aprender.

Aulas ofertadas
Segunda-feira: Dança na Maturidade e Produção de Vídeo
Terça-feira: Introdução à Informática e Direito do Idoso
Quarta-feira: Memória e Museus e Uma Vida Bordada

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

SUS terá medicamento para tratamento de convulsões em pacientes com microcefalia Anterior

SUS terá medicamento para tratamento de convulsões em pacientes com microcefalia

Drone para monitorar o Aedes aegypti Próximo

Drone para monitorar o Aedes aegypti

Deixe seu comentário