Cidadania
A cidadania presente na sala de aula
Atividade desenvolvida com alunos da Educação Infantil do Colégio São José arrecadou cerca de 23 mil tampinhas em duas semanas
Jô Folha -
Um ato para ensinar cidadania aos pequenos. Essa foi uma das propostas de atividade desenvolvida em sala de aula com 120 alunos do Período 2 do Colégio São José. Em duas semanas, foram arrecadadas cerca de 23 mil tampinhas plásticas que foram doadas para o Vira Tampa Solidária em ato realizado nesta terça-feira (27).
A professora Katheline Berbicz conta que a iniciativa faz parte do "Nosso jeito de ser São José", que a cada mês promove atividades que incentivem os alunos a desenvolverem a ética e cidadania. Neste mês os animais estiveram no foco e com isso, houve a arrecadação das tampas plásticas e o desenvolvimento de três casinhas para cachorros utilizando materiais recicláveis como caixotes e caixas de papelão. Segundo ela a escola já era um ponto de arrecadação para o projeto, mas com a atividade foram desenvolvidas mais urnas, para que os próprios alunos da Educação Infantil pudessem contribuir. Até mesmo um mascote canino foi criado para estimular ainda mais a participação dos pequenos, o Tampico. "Eles ficaram muito engajados", conta. A professora ressalta, ainda, a participação dos pais e de estudantes de outros períodos do Colégio durante o processo de coleta.
"Eles ficaram curiosos para saber como as tampinhas iriam virar ração, revela a professora do período 2, Suzana Gusmão. O material arrecadado pelo Colégio será armazenado pelo Vira Tampa e aguardará pela próxima venda dos objetos. O dinheiro arrecadado é distribuído entre três instituições de Pelotas, SOS Animais, Aapecan e a ONG A4, além de uma protetora dos animais do município. Para a coordenadora do projeto, Carla Soares, a iniciativa da escola estimula os alunos a desenvolverem o respeito pelos animais, além de promover a cidadania. "Ações como essa precisam estar em todas as escolas", destaca. A voluntária do projeto, Juliana da Silva, também presente na ocasião, lembra que a iniciativa auxilia na divulgação do propósito do projeto. "As vezes as pessoas nem entendem o que é".
Próxima atividade
Em setembro, as atividades do "Nosso jeito de ser São José" consistirão na secagem de sementes doadas pelos próprios alunos, após o consumo de alimentos. Conforme Katheline, o material será doado para os pais dos alunos e para as unidades do Centro de Referência de Assistência Social de Pelotas (CRAS) e deve ser utilizado para o plantio.
Vira Tampa Solidária
A campanha foi criada em março de 2017 pela iniciativa de três amigas, com o intuito de ajudar a quem precise, animais ou pessoas. A ideia consiste na arrecadação de tampas plásticas. Em seguida, o material é vendido e os recursos são destinados a instituições de Pelotas. Podem ser doados diversos tipos de tampinhas, como de água mineral, caneta, sorvete, desodorante, produtos de higiene e outras. Os materiais podem ser entregues nos pontos de coleta da Campanha. Mais informações na página da campanha facebook.com/ViraTampaPelotas/
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário