Final feliz!

A palavra é gratidão

A pequena Louisy, que nasceu com 770 gramas e ficou 178 dias hospitalizada, completa um aninho; são inúmeras razões para celebrar

... Muitas felicidades, muitos anos de vida. Cantar o Parabéns a você nesta sexta-feira, 12 de junho, na sala especialmente decorada, teve sabor de vitória. De alívio. De gratidão. Há exatamente um ano, Louisy chegava, às pressas, para dar outro significado à palavra superação. Os 770 gramas se transformaram em cerca de 6,10 quilos. Os 33 centímetros pularam para o dobro: a altura, agora, é de 66 centímetros. E o se o tamanho ainda é mignon, a lição não cabe em unidades de medida.

O principal sonho da família se consolida. A cada 24 horas. Desde a alta hospitalar, em 6 de dezembro, após 178 dias de internação, a pequena Louisy não precisou retornar. "Esse é o único medo que ainda não consegui me desprender", admite a mãe Daiane de Oliveira Silveira, de 29 anos.

Por recomendação médica, os cuidados deveriam ser redobrados, nos primeiros meses em casa, até que o sistema imunológico da guerreira estivesse em alta. Em março, quando se preparavam para dar início aos primeiros passeios e visitas, chegou a pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Os planos, portanto, precisaram ser adiados.

As sapequices da risonha Louisy têm sido acompanhadas por amigos e familiares através de videochamadas; assim como a festinha da tarde deste 12 de junho. Pulos e descobertas em meio aos brinquedos, no cercadinho. As primeiras sílabas que começam a ser arriscadas, como "papá e dadá". Os dentes que passam a romper as gengivas. O sabor de novos legumes e frutas. São muitas razões para alegria. E para registros, claro, com fotos e vídeos para compartilhar.

Uma história para espalhar esperança
A mãe de primeira viagem conversa com o Diário Popular por mais de meia hora. É inevitável: a memória volta à rotina daqueles três meses de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. E as conexões com os dias atuais fluem. Até hoje, quando a técnica em Contabilidade repete o hino evangélico Fiel a mim, que cantava com a mão sobre a filha na incubadora, Louisy se tranquiliza. Não raro, sorri.

"Sei que eu só tenho a agradecer a Deus. É um grande testemunho de vida dela, mas o ensinamento é pra todos nós", resume. E, emocionada, torce para a história da pequena Lou - como ficou conhecida no hospital - se transformar em ânimo e coragem para outras famílias que estejam diante do mesmo desafio.

E não foram dias fáceis. Em um misto de medos, batalhas e vitórias correram quase seis meses. Intercorrências, transfusões, cirurgia nos olhos para assegurar a visão. Um longo caminho entre UTI Neonatal, Unidade Semi-intensiva e Pediatria, até Daiane, o marido Maicon Alexandre e Louisy receberem a notícia da alta, naquela sexta-feira ensolarada.

"Muitas vezes precisei ir até o banheiro do hospital, me sentei no chão e saí de lá com a cara inchada, de tanto chorar, até poder voltar e dar a mão de novo pra minha filha", conta. E reforça: "É preciso acreditar que vai dar certo. Hoje sinto minha fé fortalecida".

Relembre
O pré-natal ocorria sem complicações, até que Daiane começou a ter episódios de pressão alta. Para tentar evitar o parto prematuro, a jovem chegou a ficar 18 dias internada na Casa da Gestante, vinculada ao Hospital-Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP-UCPel). Através de exames, constatou-se que a primogênita não estava se alimentando. O nascimento com 27 semanas de gestação - ao menos 12 semanas antes de um bebê a termo - seria inevitável.

Foi, então, o que ocorreu: às 14h56min de 12 de junho de 2019. Uma história que não marca apenas a vida de amigos e familiares de Daiane e Maicon. O exemplo de superação de Louisy entra para a história do próprio Hospital São Francisco, que ficou em festa naquele 6 de dezembro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana Farroupilha de Piratini está cancelada Anterior

Semana Farroupilha de Piratini está cancelada

Remates virtuais de outono registram alta liquidez Próximo

Remates virtuais de outono registram alta liquidez

Deixe seu comentário