Atitude
A pauta é solidariedade
Campanha Notícias dos Sonhos, do Diário Popular, entrega donativos em três instituições de caridade pelotenses
Como que flutuando em um voo bom, existe algo acima de todas as discussões acerca do verdadeiro significado do período natalino. Toda e qualquer pessoa concorda que é esta uma data importante para a solidariedade. Nesse sentido, foram distribuídos na sexta-feira em três projetos assistenciais os donativos arrecadados pela campanha Notícias dos Sonhos, do Diário Popular. A iniciativa teve apoio de Biscoitos Zezé, Tordilho Alimentos, Clube Brilhante, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e, claro, da comunidade em geral.
Instituto São Benetido foi o primeiro a receber as doações na manhã de sexta. (Foto Paulo Rossi)
Na manhã de sexta-feira (22) quem recebeu as primeiras doações foi o Instituto São Benedito. Ele existe desde 1901, quando surgiu pelos esforços de Luciana Lealdina de Araújo, mulher negra e filha de mãe escrava. O local abriga meninas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Lá, elas ficam das 8h às 17h e recebem três refeições, além de carinho e estudo provenientes de professoras, funcionárias e da Congregação das Irmãs. Atualmente, 125 crianças são atendidas.
No caso do São Benedito, os donativos do Notícias dos Sonhos se concentraram em brinquedos, imprescindíveis para uma infância completa. Para Mirian Barros, pedagoga que há dez anos trabalha no instituto, ações como essas evidenciam um amadurecimento da população. “A comunidade está entendendo mais que esses espaços acolhem durante o dia crianças que, se não fossem estes lares, ficariam sozinhas em casa ou ainda na rua.” O gerente comercial do Diário Popular, Rogério Caldellas, lembra que o Notícias dos Sonhos é mais uma das iniciativas que o Jornal desenvolve de maneira solidária durante o ano - no inverno, por exemplo, é realizada campanha do agasalho. “A gente, como veículo de comunicação, tem essa função também de tentar ajudar as pessoas a canalizar as doações. Muitas querem contribuir, mas não sabem como. Funcionamos como um ponto de coleta”, comenta.
Ao Sopão de Rua foi destinada parte dos alimentos não perecíveis (Foto: Paulo Rossi)
No início da tarde o destino foi o Sopão de Rua, projeto que há quatro anos distribui alimentos para moradores de rua e demais pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde então já foram 50 mil litros de sopa entregues pelo organizador, Luís Enrique Santos, desde que ele, religioso, “ouviu um conselho espiritual” e pegou emprestado fogareiro e panelas para desenvolver o projeto. “Os moradores de rua me ensinaram muita coisa, como, por exemplo, a usar a caixinha de leite como prato. Estou no lucro com a iniciativa.
A presidente do Asilo de Mendigos recebeu as doações do gerente do DP, Rogério Caldellas
(Foto: Paulo Rossi)
Por fim, essa caravana da solidariedade entregou fraldas e demais materiais de higiene ao Asilo de Mendigos, entidade que abriga idosos há 165 anos - atualmente, 85 residem no local. Eles recebem diariamente seis refeições. “Tudo o que recebemos vem bem. Agradeço ao Jornal e a quem mais contribuiu. É uma grande alegria”, comenta a presidente da instituição, Beatriz Xavier.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário