Beleza

A recuperação do mais antigo clube

Caixeral passa por ampla reforma do prédio histórico situado na praça Coronel Pedro Osório, inaugurado há 138 anos

Gabriel Huth -

A diretoria do Clube Caixeiral, que assumiu a entidade há um ano e tem nela o presidente mais jovem das entidades sociais de Pelotas, investe em ampla reforma da sede do clube mais antigo da cidade, com 138 anos de atividades e de muita história.

Victor Hugo Pincarinha Siqueira tem 28 anos, mas uma bagagem imensa de conhecimento sobre a trajetória do local que hoje preside. Pesquisador e escritor, tem na ponta da língua a história de fundação e os feitos do Caixeiral, que iniciou como um sindicato, com apoio da Maçonaria e empresários. Denominava-se Clube União e Progresso, sendo criado em dezembro de 1879.

O nome mudou para Caixeiral em 1882, pois tinha à frente comerciantes que quiseram homenagear os caixeiros do comércio. Outros clubes no Estado fazem referência ao caixeiro-viajante, mas o de Pelotas teve a finalidade de homenagear os do comércio, explica o presidente. Tanto que seu símbolo é o mesmo do comércio: caduceu de mercúrio. A primeira conquista para o setor veio através do Caixeiral: o fechamento das lojas aos domingos e dias santos.

Até pouco tempo atrás o presidente era uma pessoa ligada ao comércio. O atual não é, mas cresceu dentro do palácio da praça Coronel Pedro Osório, pois a família sempre foi sócia. Seu avô pertenceu ao Conselho Deliberativo. Além de grandes eventos sociais, o Caixeiral de Pelotas foi o espaço de realização das assembleias que criaram os clubes Brilhante e Dunas, Esporte Clube Pelotas (as cores azul e amarelo do time foram escolhidas em homenagem ao Caixeiral) e a Academia Pelotense de Letras. A União Gaúcha João Simões Lopes Neto é afilhada.

O Caixeiral foi o clube que mais associados teve na cidade. Chegou a contar mais de cinco mil na década de 1980, quando se dava ao luxo de investigar os candidatos a sócios, para ver se estavam à altura do quadro da entidade. Era uma época em que os grandes eventos aconteciam nos salões sociais. Bailes e boates movimentavam a sociedade pelotense, que lotava as dependências.

Hoje são mais de mil sócios remidos e honorários e um quadro bem mais reduzido do que nos áureos tempos. “A juventude não quer mais recreação e festa em clubes, onde há estatuto e regras. Ninguém quer ser controlado e ser chamado atenção em um lugar”, comenta Siqueira. Outro fator que refletia muito no total de associados antigamente era a possibilidade de o público frequentar as piscinas, benefício que hoje em dia é encontrado em condomínios e casas. Além disso, há o fator financeiro. Na redução de custos, os clubes foram descartados.

Participação em concursos de beleza
O Caixeiral foi quem apresentou Yolanda Pereira, filha de sócio do clube. Ela representou a entidade social no concurso de Miss Pelotas e venceu. Foi Miss Rio Grande do Sul, Brasil e Universo, em 1930, em evento internacional realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Outra Miss Rio Grande do Sul também representante do clube foi Izilda Lisboa.

Planejamento e festividades
Planejamento define o trabalho dessa diretoria. O primeiro ano de gestão atual foi para pagar dívidas. O trabalho ficou em cima das finanças e da meta de recuperar o crédito. O segundo, em curso, é o da reforma geral. As infiltrações já foram tratadas e a sala de honra desativada há 16 anos está apta novamente. O salão principal recebeu pintura nova, o que inclui todos os detalhes dos adornos em dourado.

A fase atual é de troca dos forros do hall de entrada e de duas salas auxiliares. O restauro do teto, vindo da Bélgica, está quase concluído. Até a realização do evento deste mês toda a parte interna deverá estar pronta. Em dezembro deve iniciar a recuperação do telhado e por último, ainda no verão, a pintura externa. Conforme o presidente, também foi reativada a sala da galeria de ex-rainhas e ex-duquesinhas.

O mobiliário é todo novo, comprado recentemente. A reforma e aquisições são bancadas com recursos próprios, angariados com a realização de eventos próprios, o aluguel dos salões para eventos de fora e da locação do ginásio para uma academia. A comercialização desse espaço ocorreu após o período de interdição do ginásio pelo Corpo de Bombeiros. As exigências eram muitas e o clube não tinha dinheiro. Alugando o local conseguiu cumprir com as obrigações apontadas e ter retorno financeiro, além de viabilizar o acesso dos sócios à academia.

Ainda segundo Siqueira, nada vai escapar da reforma, nem os banheiros. Até mesmo o espaço de jogos e o cedido para a Associação Pelotense de Artesãos receberam atenção. O presidente ressalta o apoio de sua diretoria e Conselho Deliberativo para todo o trabalho de resgate do Clube Caixeiral, que tem como rainha Camila Coelho Dahmer e duquesinha Yasmin Koltz.

Dias 7 e 8 deste mês foi realizada a feira de artesanato no local e ontem estava programada a reinauguração da galeria dos ex-presidentes, com coquetel às 20h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFPel realiza mostra de cursos nesta sexta-feira Anterior

UFPel realiza mostra de cursos nesta sexta-feira

Tecnologia como ferramenta de mudança social Próximo

Tecnologia como ferramenta de mudança social

Deixe seu comentário