Aniversário

Aapecan Pelotas comemora 18 anos com cerimônia de homenagens

Evento foi dedicado aos parceiros que apoiam as atividades da instituições; dentre os agraciados está o Diário Popular

Foto: Carlos Queiroz - DP - Celebração homenageou apoiadores do Município e da Região

Em alusão aos seus 18 anos, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) Pelotas homenageou apoiadores do Município e da Região com troféus, em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (26), Clube Brilhante. Neste ano, somente a unidade local atingiu 30 atendimentos a pacientes oncológicos e a expectativa é que a partir da construção da sede própria da instituição, o número de atendidos seja dobrado.

Com apenas 450 metros quadrados de área, a unidade pelotense abrange também outros 15 municípios da Zona Sul. Para ampliar o número de acolhimentos, assim como proporcionar maior conforto e acessibilidade, está em construção uma sede própria da Aapecan. Com o dobro de espaço (981 metros quadrados), 16 quartos, salas de atendimento e refeitório, para a finalização da obra, a associação depende da solidariedade da população.

Conforme explica o coordenador da Aapecan, Metade Sul, Fabiano Gerbaldo, além de prestar a homenagem a aqueles que estiveram juntos nesses 18 anos de atividades, o evento também busca mobilizar a sociedade para a importância do apoio à causa. "Para mostrar o tamanho desse trabalho e o que vem pela frente. Num espaço que estamos hoje para o outro, com certeza nós vamos conseguir dobrar o nosso número de atendimentos", destaca. A inauguração da sede, localizada na rua Bernardo Pires, 350, deverá ser em maio de 2024.

O nascimento da Aapecan

Um dos fundadores da Aapecan, Paulo Vasques, também veio a Pelotas para prestigiar o evento. O administrador relembra que a associação nasceu por meio de um grupo de voluntários que realizava ações em hospitais. "Nas visitas, quando passávamos na ala da oncologia viamos a preocupação das pessoas em darem continuidade no tratamento, devido ao alto custo das medicações, das dietas e outras coisas", relata. A partir disso, surgiu a iniciativa para apoiar pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade. "Em março de 2005 nasceu a Aapecan em Caxias do Sul e em setembro abrimos a unidade em Pelotas".

Hoje a Aapecan tem 15 unidades no Estado, estabelecidas em locais próximos a hospitais de referência no atendimento oncológico. "Uma vez o usuário cadastrado, toda a família recebe o atendimento. É um trabalho muito importante realizado graças a solidariedade do povo gaúcho", destaca Vasques.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

População da Zona Sul está mais envelhecida, aponta Censo do IBGE Anterior

População da Zona Sul está mais envelhecida, aponta Censo do IBGE

Acumulado de chuvas gera aumento nos preços do hortifrutigranjeiro Próximo

Acumulado de chuvas gera aumento nos preços do hortifrutigranjeiro

Deixe seu comentário