Carcinicultura

Aberta oficialmente a safra de camarão na Z-3

Safra vai até o dia 31 de maio e são aguardados bons resultados

Jô Folha - DP - A solenidade contou com a presença de autoridades locais

Em cerimônia na manhã desta quarta-feira (1º), regada a gastronomia típica da Colônia de Pescadores Z-3 e artesanato local, foi celebrada a abertura da safra do camarão. A solenidade contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e do deputado estadual Zé Nunes (PT), além de extensionistas da Emater e famílias de pescadores.

Num ato simbólico, foram entregues três licenças de pesca, que representam as mais de três mil confeccionadas para os trabalhadores da pesca artesanal na Lagoa dos Patos, sendo cerca de 800 deles em Pelotas. O diretor municipal da Emater, Francisco Arruda, fez a entrega para o pescador Enilson Espíndola. A prefeita Paula, para José Ricardo Pontes Guimarães e Zé Nunes para Jair Costa Souza.

Depois de assumir mais uma mandato na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Nunes afirmou estar em contato com o Ministério da Pesca, retomado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que haja olhar mais atento aos trabalhadores artesanais. "Aprovamos uma lei estadual da pesca que mantém uma disputa acirrada no Supremo Tribunal Federal, mas que hoje está valendo, que proíbe a pesca predatória de embarcações industriais a 12 milhas da costa [cerca de 22 quilômetros], o que interfere na pesca artesanal." O parlamentar falou ainda sobre abertura de crédito e ressaltou que há debate para que as abordagens de fiscalização aos trabalhadores sejam respeitosas.

A prefeita disse que não fugiria dos problemas e explicou aos pescadores que a questão da dragagem no canal da Divineia, essencial para a entrada e saída de barcos com pescado na Colônia, tem lhe preocupado. Segundo ela, a obra exige uma máquina de grande porte, com 16 metros de braço. "Sei que foi frustrante a nossa máquina não funcionar. Mas estamos atrás de uma maior para alugar. Temos recursos para isso. É uma questão complexa. Então já entramos em contato com o Fernando Estima [diretor da Portos RS] que pode nos ajudar informando quem tem esse maquinário ", justificou Paula, como forma de buscar solução ao problema.

A safra do camarão vai até o dia 31 de maio. (Por Cíntia Piegas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá devem reunir milhares de fiéis Anterior

Festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá devem reunir milhares de fiéis

Campanha arrecada material escolar para o Instituto de Menores Próximo

Campanha arrecada material escolar para o Instituto de Menores

Deixe seu comentário