Escoamento
Abertura de canal corrige problema antigo na Giacoboni
Moradores da região já veem melhorias a partir da abertura do canal realizada pelo Sanep
Um problema antigo e que trazia diversos transtornos à rotina dos moradores da rua Carlos Gotuzzo Giacoboni, no Fragata, em Pelotas, começou a ser solucionado e já apresenta bons resultados. Quem circula pelo local, não vê mais a água acumulada na via pública, antes era comum até mesmo em dias sem chuva. O Sanep está finalizando a abertura de um canal de macrodrenagem a partir do pontilhão localizado no cruzamento com a rua Francisco Ribas. Agora, o fluxo das águas da chuva tem destino correto, terminando com os alagamentos que muitas vezes invadiam as casas.
A ocupação desordenada nos últimos anos e a construção das casas em cima do banhado que garantia o destino final das águas motivaram o problema. Para poder realizar a abertura deste canal, o Sanep obteve licença ambiental e alugou maquinário específico que trabalhasse de modo flutuante em troncos à beira do novo canal.
“Fizemos um investimento de aproximadamente R$ 500 mil para garantir a abertura deste canal, estamos trabalhando no local há aproximadamente dois meses. Não tem mais água acumulada na pista, como víamos antes. Isso é a garantia de que o nosso projeto deu certo”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
O movimento de carros, motos e caminhões é frequente na Giacoboni. O transporte coletivo urbano também circula por esta rua, que é uma das principais vias de acesso ao Centro de Eventos Fenadoce. A casa de Marcos Domingues fica localizada a poucos metros do pontilhão que, até há poucos meses, transbordava mesmo em períodos sem chuva. Devido à declividade da rua, toda a água da região ficava acumulada ali, causando transtornos na sua rotina. “Era impossível sair de casa sem afundar o pé na água. Outro problema eram os acidentes e os carros estragados aqui porque a água cobria a pista e os buracos ficavam escondidos. Agora ficou uma beleza com esse canal aberto, na última chuva forte já percebemos a diferença e não alagou”, salienta o morador.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário