Solenidade
Abertura oficial da 26ª Fenadoce ocorre nesta terça-feira
Cerimônia contará com a presença da presidente do Iphan, Katia Bogea
Jô Folha -
A abertura oficial da 26ª Fenadoce, marcada para as 19h de terça-feira (5), será um momento histórico para a tradição doceira da cidade. A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Katia Bogea, estará na solenidade para entregar o título que reconhece o modo de fazer os doces e o patrimônio arquitetônico de Pelotas como bens nacionais. São esperadas autoridades da cidade e do Estado, além da corte da feira.
O modo de fazer os tradicionais doces finos, de bandeja e os coloniais de Pelotas e Pelotas Antiga (Morro Redondo, Turuçu, Arroio do Padre e Capão do Leão) entrou para o Livro dos Saberes do país no último dia 15. Prédios históricos de sete setores da cidade foram tombados em nível nacional e titulados como patrimônios do Brasil. Nesta terça-feira (5) à noite, na Cidade do Doce, ocorre a entrega desses reconhecimentos junto à abertura oficial da Fenadoce. Em seguida, será feita uma visita guiada pelos espaços da feira.
Além deste importante momento para a história de Pelotas, o dia também contará com diversas apresentações artísticas, tanto no multipalco como no Palco Central da Praça de Alimentação (confira a programação no quadro). A partir das 14h, no espaço anexo, ocorre o Fórum do Idoso. Paralelamente, às 15h e às 17h, ocorre mais uma oficina do Festival de Gastronomia. A responsabilidade será da chefe de cozinha Raquel Marasca.
A partir das 18h, no auditório principal, ocorre o Giro pelo Rio Grande. O evento é promovido pela Fecomércio-RS e tem como tema Eleições: a importância do seu voto. O painel será mediado por Marcelo Portugal e Lucas Schifino. Diversas cidades do Estado já receberam a atividade que, na cidade, tem como objetivo refletir o ano eleitoral. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fecomercio-rs.org.br.
Expectativa é alta
Até o fim do último domingo, 51 mil pessoas circularam pelos corredores da feira e 380 mil doces foram comercializados. A expectativa das doceiras é de que os números aumentem cada vez mais até 17 de junho, último dia do evento. "Um ano sempre supera o outro", comenta Leandra Peglow, funcionária de uma doceria. Ela avalia que o movimento é impulsionado pelos turistas e sente falta dos pelotenses na feira. "O pessoal daqui também tem que prestigiar a Fenadoce", acredita.
O casal porto-alegrense Maria Regina e Ivo Sanguinetti veio pela primeira vez a Pelotas e visitou a Fenadoce na tarde de segunda-feira (4). Ela elogiou a qualidade da feira e os doces, especialmente os de origem portuguesa. "Estou levando vários para casa", revela. Além da feira, aproveitaram para conhecer o Centro Histórico. "A cidade é muito limpa e agradável", avalia Maria Regina.
Programação de terça-feira (5/06)
Multipalco
Das 14h30min às 18h Mostra Cultural Escolar
18h20min Codinome HC
19h20min Dama Etílica
20h20min Decibéiz
21h20min Dona Dinnah
Palco Central (Praça de Alimentação)
15h Musical Infantil O gato comeu
16h30min Alex Cruz cantando O circo sem lona
18h Acordeon Trio com Acordeando
19h30min Mojo e Banda
21h Chango Loco
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário