Inovação
Acadêmicos da UFPEL vão à etapa final de concurso
Estudantes disputam a 10º edição da Campus Mobile com aplicativo de inclusão LGBTQIAP+
Carlos Queiroz -
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será representada na etapa final da 10º edição da Campus Mobile, organizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). O evento, que promove o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população, contará com a presença dos pelotenses Julia Fripp e Marcelo Rodrigues na etapa final.
Durante a graduação, é comum que alguns estudantes tenham o desejo de fazer intercâmbio, seja para buscar conhecimento ou ter novas experiências. Mas para os alunos LGBTQIAP+, esse desejo pode vir a se tornar uma insegurança. E foi buscando mudar este cenário que os dois acadêmicos da UFPel e a estudante do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Sabrina da Silva, desenvolverem o projeto "Exchange Pride APP - Intercâmbios e Missões Empresariais mais Diversas". Um aplicativo que pretende facilitar a troca de ideias entre membros da comunidade LGBTQIAP+ que desejam realizar um intercâmbio, proporcionando informações de quem já passou pela experiência.
Julia tem 22 anos e é estudante do curso de Cinema e Audiovisual. Ela conta que o projeto foi desenvolvido com a ideia de entregar informações confiáveis e relevantes à comunidade LGBTQIAP+, que muitas vezes tem medo de não se adaptar em um ambiente novo. "A Exchange Pride democratiza informações seguras e confiáveis sobre intercâmbio, entrega experiências com valores acessíveis e promove a segurança e a inclusão de pessoas desta comunidade no universo intercambista", pontua.
Além disso, o aplicativo também oferece um Marketplace, no qual promove a conexão entre jovens com empresas do ramo de intercâmbio. A partir deste contato, o futuro intercambista conhece instituições com propostas de diversidade e que entregam benefícios capazes de tornar a experiência mais acessível e segura.
O projeto do trio foi selecionado para o Campus Mobile, concurso de Inovação e empreendedorismo. O Exchange Pride está concorrendo com mais dois projetos na categoria Diversidade. "Dentre nossas próximas metas está colocar o aplicativo em um servidor de hospedagem, fazer novas parcerias e trazer instituições diversas para o Marketplace do app, além de ajustá-lo e acrescentar configurações de acessibilidade [definição de grau de daltonismo, de áudio, libras etc.]", aponta.
A partir desta terça-feira (3) a equipe participará de uma semana de imersão virtual. Além disso, o trio está concorrendo a uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia. "Eu e minha equipe aprendemos muita coisa, avançamos muito e demos o nosso melhor. Passamos por altos e baixos, errando e aprendendo, sempre nos apoiando mutuamente. Utilizamos a multiplicidade de nossas diferentes habilidades - comunicação, design e programação - para aprimorar, atualizar e seguir em frente. Seja lá qual for o resultado, já nos sentimos imensamente gratos pela experiência no concurso", comemora.
A visão de quem já usou
O aplicativo já está em funcionamento e disponível para uso. Heverton Lima, 24, é uma das pessoas que, inclusive, já utilizou o serviço. Estudante de Cinema e Audiovisual na UFPel, o jovem aprova a ferramenta. "Eu gostei bastante. Em questões técnicas eu achei ele bem funcional e intuitivo, é de fácil uso pra qualquer pessoa e, principalmente, pra quem não usa o celular muito bem. A equipe de desenvolvimento se mostrou bem aberta nas alterações e sugestões que foram feitas."
Além disso, o estudante acredita que a Exchange Pride é uma boa forma de garantir que o lugar escolhido para o intercâmbio contribua para que além de uma experiência para agregar novos conhecimentos, seja também um período positivo e acolhedor. "Vejo que esse questionamento é um dos primeiros que as pessoas fazem: se o lugar é seguro pra elas. E acaba também que, fazendo esse mapeamento, não só pessoas LGBT, mas também simpatizantes podem ter conhecimento sobre lugares que possuem políticas sociais de inclusão e podem ter uma comodidade maior também", ressalta.
Incentivo para a comunidade acadêmica
Para Vinícius Campos, superintendente de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFPel, a participação dos estudantes em concursos é uma boa forma de mostrar os conhecimentos adquiridos dentro da instituição. "A universidade precisa cada vez mais estar à serviço da sociedade, desde a formação de pessoas até o desenvolvimento de tecnologias. Os trabalhos e tecnologias desenvolvidos por alunos, quando levadas para fora dos muros da universidade, geram oportunidades para todos", aponta.
O professor compartilha, ainda, que nos últimos anos a UFPel tem investido cada vez mais em programas de inovação e tecnologia . "Somos uma das principais universidades do país quando o tema é inovação. A área de inovação da universidade tem sido considerada como um dos quatro pilares associados ao ensino, pesquisa e extensão. Recentemente, a UFPel instituiu a sua Política Institucional de Inovação que busca proporcionar um ambiente mais favorável a pesquisa, desenvolvimento e inovação na instituição", finaliza.
Sobre o evento
Indo para a sua 10º edição, o Campus Mobile é um concurso para reunir ideias e iniciativas sobre inovação e empreendedorismo. Organizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), o concurso recebe inscrições de estudantes e recém-formados de todo o país. O objetivo é estimular os participantes a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.
A etapa final selecionou três projetos, separados em diferentes categorias: Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Além disso, os estudantes selecionados participarão de uma semana de imersão virtual, que começa nesta terça. Neste período, palestras, oficinas e orientação de especialistas para o desenvolvimento dos projetos serão ofertados aos selecionados.
Ao fim da experiência, no fim do mês de maio, os vencedores das seis categorias serão conhecidos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário