Ação social

Ação social desperta consciência para alimentos agroecológicos

Organização foi do grupo Crias da Meneguetti, que cultiva uma horta comunitária e distribuiu alimentos orgânicos

Ítalo Santos - Leandro e Luana, integrantes do grupo Crias da Meneguetti destacam o trabalho na horta comunitária


Na Semana do Alimento Orgânico, que ocorre este ano de 27 de maio a 05 de junho, o Grupo Crias da Meneguetti de Pelotas, organizou, no sábado (4), mais uma ação social, junto a horta comunitária, com doação de produtos agroecológicos a pessoas cadastradas pela organização comunitária d vila, oficina de construção de hortas comunitárias agroecológicas além de doação de mudas frutíferas.
Um dos integrantes do grupo, Leandro de Oliveira Farias, ressaltou que a ideia é mostrar para a população que é possível cultivar o alimento orgânico na própria casa e em áreas públicas. “Temos capacidade de produzir o alimento orgânico com baixo custo, além de educar as crianças, que participam do plantio, cuidam da produção e da colheita. A intenção é afastar um pouco as crianças da tecnologia para conhecer esse processo”, disse ele.
Conforme a assistente social Luana Rejane Almeida Farias, também agente de saúde na vila, a horta trouxe uma nova perspectiva para a comunidade. “Fizemos uma parceria com a Rede Emancipa bem na pandemia. Conseguimos trazer a comunidade para a rua, de forma segura, para conhecer todo o processo da horta e a importância da alimentação saudável e decidimos seguir com o projeto”. A produção foi tão boa que começou a complementar o lanche de outra ação do grupo.
A horta comunitária da Vila Meneguetti fica localizada em uma pequena área, mas bastante produtiva, com tomate, alface roxa, alface verde, feijão Gandu (mais resistente ao clima árido e característico do Nordeste), aveia e tudo fertilizado com adubação verde. A área foi escolhida estrategicamente em um local considerado mais vulnerável e de fácil cuidado pelos integrantes do grupo.
A dona de casa, Nara Regina, apontou que esta ação é muito importante para a comunidade. “Precisamos de alimentos saudáveis. Muita gente não tem dinheiro para comprar frutas e legumes e sabemos que as crianças precisam destes alimentos. Assim também aproveito para complementar o que planto em casa”. A pequena horta de Nara Regina abastece a casa com chuchu, couve, e alface. As mudinhas foram doadas pelo projeto Crias da Meneguetti .
A ação aconteceu em conjunto com o coletivo Emacipa Rede Popular, que fornece toda a instrução técnica que os integrantes precisam, como tempo de plantio e como fertilizar a terra. Também este coletivo forneceu as sacolas com as verduras e frutas, que foram doadas à comunidade. Segundo o engenheiro-agrônomo da Rede Emancipa, Jurandir Silva, os produtos foram adquiridos junto a produtores ecológicos da região de Pelotas.
O engenheiro agrônomo enfatizou ainda que já houveram temporadas de muita colheita. “Acho que colhemos cerca de 30 quilos de tomate neste pequeno espaço, no verão de 2021 para 2022. Já este verão a seca foi muito complicada, com um decreto que não permitia que molhássemos plantas, e nós o cumprimos e com isso perdemos toda produção”.
O Crias da Meneghetti realizam ainda outra ação comunitária, a doação de alimentos, cerca de meia tonelada por mês, para as famílias cadastradas junto a organização. São cerca de 20 a 25 sacolas, com todos os alimentos básicos e produtos de higiene. Cada sacola tem entre 25 e 40 quilos, distribuídos alternadamente entre as 80 famílias cadastradas no grupo.
“É bastante, mas não o suficiente, porque para nós o difícil é selecionar as famílias que vão receber o alimento no mês, pois temos que intercalar, porque nao da para todos. O importante é que contamos com a compreensão da comunidade quanto a isso”, observou Leandro.

l

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa deixa de exigir teste de covid-19 para entrada no país Anterior

Anvisa deixa de exigir teste de covid-19 para entrada no país

Programa Bairro Empreendedor é apresentado na Fenadoce Próximo

Programa Bairro Empreendedor é apresentado na Fenadoce

Deixe seu comentário