Parceria

Acervos genealógicos de Rio Grande, que estão sob guarda do município, serão digitalizados

O trabalho da organização FamilySearch vai começar pelo Cemitério Público Municipal

Assessoria de Comunicação/PMRG - Especial DP - Prefeitura trata de parceria para digitalização de acervos genealógicos que estão sob guarda do município

A secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo e primeira-dama do Município, Luciane Compiani, o secretário de Cultura de Rio Grande, Luís Henrique Drevnovickz e a diretora da Fototeca Municipal, Gianne Zanella, estiveram reunidos na quarta-feira (27) com o coordenador de operações de campo da organização FamilySearch, Elias Marçal. A vinda do representante à Prefeitura foi motivada pela proposta da instituição de digitalizar os acervos genealógicos que estão sob a guarda da Prefeitura, começando pelo Cemitério Público Municipal.

O FamilySearch é uma organização de alcance internacional que mantém uma coleção de registros, recursos e serviços gratuitos destinados a ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a história de sua própria família. A organização - cuja mantenedora é a Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - coleta, preserva e disponibiliza registros genealógicos de mais de 100 países.

A proposta inicial é a da digitalização dos documentos do Cemitério Municipal. Entretanto, em conversa com a primeira-dama do Município, a instituição soube que existem diversos outros acervos genealógicos em Rio Grande que poderiam ser de interesse da comunidade genealógica rio-grandina e de todo o mundo. Entre eles os acervos como os registros de entradas de imigrantes no Porto e os três livros de imigrantes que estão na Bibliotheca Pública Municipal, que podem vir a ser digitalizados.

As parcerias da instituição com os municípios são inteiramente sem custos. Com a consolidação do convênio, a Prefeitura receberá uma cópia digital de tudo o que for digitalizado e terá o pleno direito de uso dessas imagens. O FamilySearch também fará um backup das imagens, garantindo acesso futuro a elas se necessário. Na metade Sul do Estado, a Prefeitura de São José firmou no final do ano passado termo de cooperação com a organização para a digitalização de documentos do seu Arquivo Público Municipal.

“A partir deste convênio com o FamilySearch, que prevê a digitalização de forma gratuita dos registros no âmbito do município, de forma totalmente gratuita, estaremos preservando nossa história e patrimônio e principalmente facilitando o acesso das pessoas a esses documentos”, destacou o chefe do Executivo Municipal, Fábio Branco, ao relatar os benefícios que a parceria proporcionará aos rio-grandinos e ao patrimônio público da cidade.

Segundo o representante da instituição, o FamilySearch possui a maior biblioteca genealógica do mundo, com um acervo digital disponível gratuitamente para que as pessoas possam pesquisar sua genealogia, construir suas árvores genealógicas e conhecer a história de suas famílias. Todos os serviços prestados pela organização em seu site ( https://www.familysearch.org/pt/) são gratuitos, bastando que as pessoas criem uma conta para ter acesso aos registros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura assina contrato para restauro do antigo Banco do Brasil Anterior

Prefeitura assina contrato para restauro do antigo Banco do Brasil

Apesar de indícios de racha, estrutura do PCC já está consolidada Próximo

Apesar de indícios de racha, estrutura do PCC já está consolidada

Deixe seu comentário