INSS
Agência do INSS em Pelotas interrompe atendimentos
Medida é temporária e foi tomada após problema elétrico na mufla, equipamento que auxilia na distribuição de energia à agência
Jô Folha -
O atendimento na agência de Pelotas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspenso temporariamente. No começo desta semana, uma explosão em uma mufla (equipamento particular, acoplado no poste, responsável pela entrada de energia no prédio) causou a interrupção do fornecimento. A previsão é que o atendimento seja restabelecido na próxima sexta-feira (20), com a contratação de um gerador, que atuaria em regime emergencial. A medida, no entanto, precisa ser aprovada por instâncias superiores do Instituto.
"A situação não é tão simples", afirma o gerente executivo da Agência, Cláudio Pinho. Ele conta que o problema teve início às 10h da última segunda-feira, quando foi ouvido um estouro em um poste em frente ao local. Após contato com a CEEE, foi constatado que o problema era em uma mufla presente em um poste paralelo, ligado diretamente à rede de distribuição, que conduz a energia para uma subestação alocada na parte interna da agência. "Não tínhamos conhecimento que a mufla era de nossa responsabilidade", afirma, salientando que o equipamento é antigo, inviabilizando um possível conserto ou substituição. Uma das causas para o dano seria o desgaste do tempo, aliado às altas temperaturas. Por isso, uma possível medida apontada por uma empresa especializada seria a troca da mufla por equipamento atual, prevista para ser executada em dez dias. O processo, no entanto, depende de uma aprovação da CEEE. "É uma rede antiga, o projeto estrutural do prédio é da década de 60", destaca Pinho.
Dessa forma, a contratação de um gerador movido a óleo diesel é apontada como alternativa momentânea, que poderia atender à demanda elétrica do local. "Isto ainda depende de aprovação de superior", conta a gerente da agência do INSS no município, Luciula Morales. No local, a estimativa é que sejam realizados até 500 atendimentos diários. Segundo ela, os procedimentos agendados para a última segunda-feira foram remarcados para o dia 6 de janeiro, e os demais deverão ganhar uma nova data nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento, no número 135. A projeção é que a reabertura da agência ocorra em horário reduzido, somente para procedimentos agendados e pós-perícias. A longo prazo, a expectativa é de que haja a criação de um novo projeto elétrico, que demandaria mais tempo e recursos financeiros.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário