Aleitamento materno

Agosto Dourado intensifica ações de incentivo a amamentação

Dia Mundial do Aleitamento Materno marca início do mês voltado para conscientização sobre a importância do ato

Foto: Carlos Queiroz - DP - Angelita Dias, 26, e Dionivan Silva, 21, são pais de primeira viagem, mas já entendem a importância da amamentação

Com menos de um dia de vida, ainda no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o pequeno Derick já estava no colo da mãe, recebendo o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser o único alimento dos bebês até os seis meses de idade: o leite materno. É com o objetivo de incentivar e conscientizar a comunidade sobre a importância desta prática que, nesta terça-feira (1º), é celebrado o Dia Mundial do Aleitamento Materno. No Brasil, o tema também continua a ser discutido todo o mês através da campanha Agosto Dourado.

Os pais de primeira viagem, Angelita Dias, 26, e Dionivan Silva, 21, contam que a primeira noite de vida de Derick foi um pouco agitada, mas que logo o recém-nascido já começou a mamar. "Foi um pouco difícil [fazer ele pegar], mas eu imaginava que ia ser. De madrugada para cá ele já pegou bem", comenta a mãe. Angelita diz que já sabia, durante a gravidez, da importância de amamentar e que pretende seguir com a orientação do aleitamento materno exclusivo até os seis meses do filho.

Conforme resume a enfermeira de amamentação do HUSFP, Silvana Tuchtenhagen, são muitos os benefícios comprovados da amamentação, tanto para a mãe, quanto para o bebê. "O bebê fica protegido contra doenças gastrointestinais e respiratórias. Futuramente, tem menos risco de diabetes, obesidade e doença cardiorrespiratória. Para a mãe, o útero volta ao tamanho normal mais rápido e tem menos chance de hemorragia". Silvana observa que uma das principais causas do desmame precoce é a falta de técnica, que acaba lesionando o peito e diminuindo a produção de leite. "É fundamental que essa mãe saia do hospital com a segurança de que consegue amamentar e é importante ter uma rede de apoio lá fora que incentive isso", comenta. A enfermeira avalia que cerca de 70% das mulheres têm alguma dificuldade com o aleitamento materno.

Trabalho e amamentação
Neste ano, o tema principal da campanha Agosto Dourado é "Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham". A enfermeira e consultora de lactação, Jamila Vasquez, destaca a importância do tema. "Muitas mulheres acabam desistindo da amamentação quando retornam ao trabalho, mas o fim da licença maternidade não precisa ser o fim da amamentação", observa.

Para a profissional, que atua há 15 anos na área, o tema é fundamental para discutir a importância da licença maternidade remunerada, o retorno de mães ao mercado de trabalho e o engajamento da comunidade no tema. "Para [garantir o aleitamento materno] precisamos de pais e mães que tenham conhecimento sobre o assunto e precisamos que essas famílias tenha apoio dentro do ambiente de trabalho", acrescenta.

Mais consciência
Quem atua auxiliando as mães nesse período avalia que tem crescido o interesse das mulheres em desmistificar os desafios de amamentar e buscar ajuda nessa tarefa. "Trabalho com amamentação há dez anos e me entreguei a essa área em função das dificuldades que enfrentei nas minhas experiências como mãe. Na minha época não tinham consultoras em amamentação. Hoje vejo que tem muito movimento de gestantes que buscam a consulta de pré parto da amamentação para que tenham conhecimento do que irão vivenciar. Isso torna o aleitamento muito mais fácil e prazeroso. Vejo também um aumento bem significativo nas mães de recém nascidos solicitando visitas ainda no hospital", avalia a enfermeira especializada em aleitamento materno, Cristiane Brezolin.

Para a enfermeira e consultora em amamentação, Rayssa Martins, as campanhas de conscientização, como o Agosto Dourado, garantem que mais mulheres saibam da importância da prática e das redes de apoio neste momento. "Nem sempre todas as mães terão acesso a uma consultoria especializada em amamentação. Através de ações como essa a gente promove uma educação continuada para beneficiar mães e bebês, que muitas vezes não têm dimensão da importância da amamentação", observa.

Campanha Nacional
Em alusão a campanha, o Ministério da Saúde anunciou ontem uma campanha de incentivo à amamentação, que tem por objetivo implementar salas de amamentação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o País. A iniciativa está sendo lançada, inicialmente, no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Pará, Paraíba e Paraná.

Amamenta Pelotas
Este ano, a campanha Agosto Dourado também traz uma novidade para Pelotas. Será realizada, entre os dias 1º e 6 de agosto, a 1ª Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, denominada Amamenta Pelotas. O evento reúne ações de conscientização de entidades públicas e privadas do Município, que também devem se estender ao longo do mês. Mais informações sobre as atividades previstas estão disponíveis nas redes sociais do evento (@amamentapelotas).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obras de duplicação da avenida Cidade de Lisboa são retomadas Anterior

Obras de duplicação da avenida Cidade de Lisboa são retomadas

Moradores próximos à linha do trem temem a perda de residências Próximo

Moradores próximos à linha do trem temem a perda de residências

Deixe seu comentário