Decolando
Ainda mais internacional
Aeroporto tem alfandegagem concedida pela Receita Federal e poderá receber voos provenientes do exterior
Jô Folha -
O Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, de Pelotas, agora poderá receber voos internacionais comerciais. A alfandegagem do local foi oficializada na tarde desta terça-feira (26), em ato na área de desembarque. A Receita Federal fará a fiscalização conforme a demanda, assim como já ocorriam com os voos internacionais privados que chegavam ao local. A oferta de viagens para o exterior dependerá do interesse do mercado em colocar Pelotas na sua rota.
O ato declaratório é de 5 de fevereiro, mas agora ocorreu a assinatura do processo. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 12, informa que concede a alfandegagem "para operar exclusivamente com embarque, desembarque ou trânsito de viajantes procedentes do exterior ou a ele destinados, e a realização do despacho aduaneiro de bagagem de bens de viajantes procedentes do exterior ou a ele destinados, bem como a aplicação de regime aduaneiro especial de admissão temporária".
A delegada regional da Receita Federal, Adriane Cismoski da Silva, explica que agora voos internacionais regulares, com naves comerciais, podem chegar ao município. A fiscalização ocorrerá conforme a demanda, visto que ainda não há tal regularidade e por isso não haverá uma equipe fixa. O texto do DOU explica que o serviço deverá ser solicitado com 24 horas de antecedência em dias de semana e 48 horas aos finais de semana. De acordo com o fiscal e delegado adjunto da Receita, Juliano Rigatti Campeol, o aeroporto cumpriu as exigências estabelecidas pela autoridade aduaneira competente para receber aeronaves e viajantes procedentes ou destinados ao exterior. Isso incluiu melhorias na infraestrutura, segurança, tecnologia, pista, salas, monitoramento e outros procedimentos.
O processo de adaptação levou quase um ano, segundo o superintendente do Aeroporto, Wilson Brandt Filho. Para a chegada dos voos internacionais comerciais, diz que é preciso atrair as empresas. Atualmente, apenas a Azul Linhas Aéreas faz voos regulares no local, e em um único horário. Todos os dias, às 12h20min, a aeronave chega de Porto Alegre e às 13h alça voo, retornando à capital. A expectativa dele é de que pelo menos para países próximos haja demanda. Ele lista locais como Montevidéu, Buenos Aires, Bariloche e Punta del Este como pontos turísticos que costumam receber turistas da região, muitas vezes de carro, e que agora poderiam usar o transporte aéreo.
Há, também, a via oposta. Ele acredita que Pelotas poderá vir a receber turistas. Para isso, porém, é preciso realizar o trabalho de prospecção, para entrar na mira das empresas aéreas e de turismo. "Abriu as portas da cidade", pontua. Brandt afirma que, por atender toda a região, até 700 mil pessoas podem se beneficiar do Aeroporto Internacional de Pelotas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário