Pandemia

Alerta tem que permanecer, 24 horas por dia

Cenário da Covid-19 na Zona Sul, com 198 casos e um óbito, bem abaixo de outras regiões do Estado, não permite relaxar com as medidas de prevenção e de distanciamento social

O chamamento é do presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Diego Espíndola. O cenário registrado na Zona Sul, bem diferente em relação a outras regiões do Estado - onde é elevado o número de infectados e de mortos -, não permite relaxar nas medidas de prevenção e de fiscalização para barrar as aglomerações.

"Temos que adotar todos os cuidados possíveis, para manter o achatamento da curva", enfatiza. E sugere que as prefeituras intensifiquem, em parceria com a Brigada Militar (BM) e através de suas guardas municipais, ações educativas que reforcem o quanto a situação não é de normalidade. "Ainda temos uma margem tranquila com relação à ocupação de leitos, por exemplo, mas basta surgir um surto e podemos ter, inclusive, mortes", destaca o secretário de Saúde de Piratini.

Diego Espíndola ainda reforça que a habilitação de leitos para Covid-19 segue entre as principais tratativas com o Ministério da Saúde, já que influencia diretamente no repasse de recursos às instituições.

A falta de políticas claras do governo federal no combate ao novo coronavírus e a indefinição sobre quem assumirá - como titular - o comando do Ministério da Saúde foram inclusive alvo de críticas do presidente do Cosems: "A instabilidade federal é o maior medo que temos no enfrentamento à Covid-19. Precisamos de mais seriedade, habilidade e agilidade da União às respostas que, neste caso, precisam ser imediatas".

Confira os diagnósticos confirmados 
- Na Zona Sul: A região beira os 200 casos de Covid-19. Até o início da noite desta quarta-feira (3), eram 198 resultados positivos, em dez municípios da Zona Sul. Além de Pelotas, Rio Grande também confirmou novos diagnósticos. São dois profissionais da saúde: uma mulher, de 45 anos, que teve contato com caso positivo e já está recuperada e um homem, de 26 anos, que está em isolamento. Confira o cenário regional:

- Pelotas: 103
- Rio Grande: 48
- Canguçu: 26
- São Lourenço: 6
- Santa Vitória do Palmar: 5
- Piratini: 4
- Pinheiro Machado: 3
- Capão do Leão: 1
- Candiota: 1
- Jaguarão: 1

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O lixo que vai, volta Anterior

O lixo que vai, volta

Brasil tem 1.349 novas mortes em 24 horas Próximo

Brasil tem 1.349 novas mortes em 24 horas

Deixe seu comentário