Melhora

Alívio na barragem Santa Bárbara

Chegada do inverno e das chuvas nos últimos dias trouxeram um aumento importante no nível do reservatório

barragem (1)Recuperação: nas duas fotos, a diferença em três semanas (Foto: QZ7 Filmes)

O cenário da estiagem na Zona Sul fez com que a barragem Santa Bárbara atingisse 4m40cm abaixo do vertedouro, o pior índice registrado desde que o reservatório foi construído. Com a chegada do inverno e a estabilização no volume de chuvas, o nível de água apresentou melhoras significativas. Embora ainda esteja 1m22cm abaixo do ideal, a recuperação traz maior estabilidade aos recursos hídricos do município. A distribuição de água realizada pelos caminhões-pipa permanece na zona rural e um novo decreto, adequado à nova realidade, foi assinado nesta quinta-feira (2).

Inaugurada em 1968, a barragem viveu neste ano o pior cenário no que se refere à ausência de chuvas e redução de seus níveis. “Foi uma das piores estiagens que já enfrentamos. Atingimos a marca de quase cinco metros abaixo em junho. As chuvas que vieram nos deram esse alento para que a gente tenha maior tranquilidade na nossa rotina de trabalho. A barragem é a nossa principal fonte de abastecimento do município e recuperamos uma boa quantidade negativa nesse mês de junho”, destaca a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.

O alívio com relação à água refere-se, principalmente, às questões do tratamento na cidade. Quando o nível da barragem estava mais baixo, a dificuldade se relacionava com a qualidade da água bruta, que chegava em más condições. Desta forma, eram necessários mais investimentos e a colocação de produtos químicos para garantir a potabilidade antes de chegar até os pelotenses. “Quando falamos em qualidade de água, a gente frisa que se refere a esta água bruta. Este tipo tem mais dificuldade para ser tratada. A água que entregamos aos pelotenses, nós conseguimos, mesmo em meio tanta dificuldade, oferecê-la com a maior qualidade possível. Com esta evolução, fica muito mais fácil de tratar a água”, destaca o chefe do departamento de Tratamento da barragem, Vinícius Gonçalves.

Nesta quinta, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) assinou um novo decreto, liberando os serviços de ligações de água. Contudo, permanece proibido lavar carros e calçadas.”As mudanças climáticas trouxeram uma boa sequência de chuvas e dias mais úmidos, que reduziram a evaporação e possibilitaram que, neste novo decreto, sejam retomados os serviços de ligações de água, contidos desde fevereiro”.

Neste cenário, os pelotenses seguem tendo um papel essencial para a evolução do quadro da barragem. “Nós tivemos uma recuperação muito importante, mas é necessário que a população mantenha esta consciência. A gente conta com o apoio de todos, com a compreensão deste momento. Nossa fiscalização segue atuante. Não podemos esquecer que já estamos no meio do ano e a situação ainda preocupa. Logo chega o verão e a barragem precisa estar em uma situação mais estável”, pontua Michele.

Zona Rural

Conforme o Sanep, 90 famílias eram atendidas antes da estiagem. Com o agravamento da seca esse número passou para 500 famílias a receber água por meio de caminhão-pipa. Agora esse número também reduziu, são cerca de 150 famílias. A perspectiva é que até o final do mês a situação volte ao normal na zona rural.

Tendência de melhoria

O ciclone extratropical que passou pela metade sul na madrugada da última quarta-feira influenciou as projeções meteorológicas para este mês. Os modelos divergem em decorrência da trajetória que irá definir a posição do ciclone na semana que vem. Ainda assim, já é possível prever que o julho seja um período no qual as chuvas poderão ficar acima da média na Zona Sul, o que contribui decisivamente para a recuperação da barragem. “Nos próximos dez dias, a tendência é que tenhamos chuvas volumosas em Pelotas. As projeções apontam que podem ser registrados até cem milímetros de precipitações na região”, explica a meteorologista do MetSul, Estael Sias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola no Sítio Floresta ganha nome de escritora pelotense Anterior

Escola no Sítio Floresta ganha nome de escritora pelotense

Limpeza de bocas de lobo chega aos bairros Próximo

Limpeza de bocas de lobo chega aos bairros

Deixe seu comentário