Trânsito

Alteração do sentido de ruas confunde motoristas

Extensão de sentido único na Padre Anchieta e na Gonçalves Chaves é para garantir mais segurança no trânsito

Foto: Volmer Perez - DP - Objetivo das mudanças é dar mais fluidez ao tráfego

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

Para garantir mais segurança aos motoristas e distribuir o fluxo do trânsito nos sentidos bairro e Centro, a mão única foi estendida em trechos das ruas Padre Anchieta e Gonçalves Chaves. As alterações de sentido realizadas na última semana ainda estão causando confusão nos condutores mesmo com sinalização reforçada e orientação de agentes de trânsito.

“É para proporcionar mais espaço e dar mais fluidez ao tráfego”. Essa é a explicação do Agente Municipal de Trânsito, André Trindade, que está supervisionando o tráfego entre a Padre Anchieta e a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. O ponto, que é conhecido como um dos locais de acidentes frequentes, faz parte da alteração na extensão do trecho de mais uma quadra para mão única, da Dom Joaquim até a rua Bandeirantes.

No local, mesmo com a sinalização reforçada com três placas indicando o novo sentido de circulação e a proibição de conversão, é comum que os condutores que estão na Juscelino dobrem à direita para entrar na Anchieta e tenham que fazer o retorno no meio da via para voltar novamente para a avenida. No entanto, o alvoroço mesmo ocorre um pouco mais adiante na rua, sentido bairro, em frente ao condomínio residencial Rua Brasil.

No ponto, os motoristas que vêm da rua São Francisco de Paula em sentido ao Centro, agora precisam dobrar na rua Bandeirantes. A colocação de cavaletes proibindo os veículos de seguirem em frente, não impede alguns de ultrapassar a barreira. Além disso, devido ao fluxo intenso, carros e motocicletas andam em alta velocidade e precisam parar quando chegam no ponto.

Proprietário de um estabelecimento comercial no local, Jaime Neto, diz que quando os Agentes de Trânsito não estão no trecho, os condutores não respeitam a proibição e seguem de maneira como se a via ainda fosse de mão dupla. “Quando eles estão aqui na esquina o pessoal respeita, mas quando os agentes vão embora os motoristas continuam passando reto. É um caos”. O comerciante ainda afirma que a modificação é benéfica, mas que o trânsito seria fluido de fato se a Gonçalves Chaves e a Padre Anchieta fossem vias de um único sentido em toda a sua extensão.

Morador do condomínio Rua Brasil, o contador Telmo Bubolz já havia mandado e-mail para a STT solicitando a alteração de sentido devido aos acidentes de trânsito. Ele afirma que a correção deveria ter ocorrido há muito tempo, mas que por enquanto os motoristas não estão sabendo circular com as novas orientações. “Estão se atrapalhando muito. Saí agora da Gonçalves e um carro saiu da Juscelino e quase me bateu. Ainda vai ter que ter bastante orientação”.

Aumento do tráfego
Além da prevenção de acidentes que ocorriam no cruzamento das duas vias com a avenida Juscelino Kubitschek, outro elemento que motivou a extensão da mão única é o futuro crescimento no fluxo de trânsito em razão da construção de condomínios residenciais no entorno da região. “Já é uma alteração visando esse aumento do tráfego que em breve vai acontecer”, aponta o agente, Trindade.

As alterações nos trechos começaram há três semanas e, desde então, nenhum acidente foi registrado. Conforme a STT, a mão dupla da rua Bandeirantes até a avenida São Francisco de Paula será mantida, por enquanto, não havendo prejuízo aos moradores do Rua Brasil, e a secretaria acompanhará o comportamento do trânsito na região.

A pasta informa também que ainda nesta semana, também haverá alteração de trânsito na rua Rafael Pinto Bandeira entre a Gonçalves Chaves e Juscelino Kubitschek. ​


Visualize as mudanças

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filas no primeiro dia de solicitação do 13º dos municipários Anterior

Filas no primeiro dia de solicitação do 13º dos municipários

Clima natalino toma centro de Pelotas Próximo

Clima natalino toma centro de Pelotas

Deixe seu comentário