Fluxo

Alterações no trânsito dividem opiniões

Mudanças em frente a um dos portões do Colégio Pelotense definem locais de estacionamento para vans escolares e pais de alunos

Carlos Queiroz -

Uma medida tomada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) modificou a organização do trânsito no local de entrada e saída de alunos do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Pelotense. Entre as alterações, houve a separação do trecho permitido para estacionamento em três setores: ônibus, vans escolares e carros. Conforme o diretor do Colégio, Arthur Katrein, a medida foi benéfica à segurança dos alunos, mas desagradou alguns pais.

Katrein relata que era frequente a situação de carros estacionarem na calçada do local nos horários de entrada e saída dos cerca de 3,1 mil alunos. "O trânsito no local é muito dividido." Segundo ele, nenhum acidente ocorreu, mas a reclamação dos pais era frequente. Com a mudança, a reclamação agora é referente à distância do espaço destinado ao estacionamento dos carros. Para ele, o ideal seria o recuo da calçada e a implantação de um estacionamento oblíquo em frente ao portão.

"Todas as escolas que têm grande fluxo de alunos têm problemas no trânsito", afirma Flávio Al Alam, secretário de Transporte e Trânsito. O titular da pasta explicou que a medida teve início junto com o segundo semestre do Colégio, e que as mudanças visam reorganizar o trânsito na região, que em certos horários acabava formando fila dupla de carros e interrompendo o fluxo de veículos. Segundo ele, apesar de ter trechos específicos para estacionamento no local, o embarque e desembarque pode ser feito em toda a extensão da faixa. Ele esclarece, no entanto, que é comum que os pais precisem sair do carro para acompanhar os filhos ao portão do Colégio. Neste caso, conta, será considerado que o carro está estacionado, portanto o motorista estará sujeito a multa.

A nova organização retirou um ponto de ônibus que ficava no meio da quadra e o reposicionou próximo à esquina com a rua Marcílio Dias. Com isso, o primeiro setor da via fica destinado aos ônibus de transporte coletivo. Nos dois trechos seguintes, placas indicam os veículos que podem estacionar e os horários estabelecidos. O segundo trecho, que abrange o portão do Colégio, é de exclusividade de vans escolares. Com isso, o espaço destinado para que carros estacionem ficou mais distante.

Medida beneficia o transporte escolar
O motorista de transporte escolar Rubimar Bastos afirmou que a medida tornou o trânsito mais organizado na região. Conforme ele, a nova localização das vans, próximas ao portão, foi positiva, pois torna o embarque e desembarque mais rápido e seguro, tendo em vista que os veículos levam, em média, 20 crianças. Ele lembra, entretanto, que em outros locais a situação também é ruim.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bagé: Município poderá ter a primeira escola cívico-militar do Brasil Anterior

Bagé: Município poderá ter a primeira escola cívico-militar do Brasil

Próximo

Governo estadual paga salário de agosto para quem recebe líquido até R$ 1.100

Deixe seu comentário