Colaboração

Alunos celebram arte e sustentabilidade em exposição conjunta

Projeto envolve crianças da EEEF Francisco Simões e alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Artes Visuais da UFPel

Foto: Carlos Queiroz - DP - Crianças aprenderam razões por trás dos cuidados ambientais

Uma jornada criativa e educativa ganha vida na exposição conjunta dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Francisco Simões, resultado de cinco semanas de colaboração com discentes dos cursos de Gestão Ambiental e licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada durante os meses de agosto e setembro. O evento celebra a arte e busca inspirar reflexões profundas sobre o território, vivências e espaços das crianças, com foco no meio ambiente e no futuro sustentável.  

O projeto envolve estudantes do 1º ao 5º ano da EEEF Francisco Simões, convidando-os a explorar o mundo ao seu redor de maneira única. O professor Daniel Bruno Momoli contou que inspirados pelas obras de Arthur Bispo do Rosário, os jovens artistas deram vida às suas visões, criando principalmente peças de roupa que representam acolhimento e proteção, maquetes de como essas crianças imaginam o espaço urbano no futuro e mochilas de material reciclado que carregam histórias, problemas e desafios a serem aprendidos para o futuro. 

Além das atividades em sala de aula, os alunos desfrutaram de passeios educativos ao museu e à área externa da escola, estabelecendo conexões com a natureza e sua realidade cotidiana. Essas experiências ajudaram a solidificar o entendimento da importância da preservação do meio ambiente para garantir um futuro próspero.

Espaço educativo 

Os jovens da graduação trazem a opinião de que o envolvimento das instituições não apenas proporcionou um conhecimento transformador, mas também apresentou às crianças a universidade como um futuro tangível. Diretora da Escola, Wania Brzoskowski acrescenta ainda que a colaboração entre professores, estudantes universitários e alunos da escola promoveu uma construção de conhecimento inovadora, onde todos os participantes contribuíram para uma visão mais rica do mundo. 

Os pequenos estudantes do primeiro ano expressaram sua alegria ao trabalhar com diferentes materiais e aprender por meio da arte. Aisha, 10 anos, aluna do 5º ano, compartilhou como aprendeu a importância de cuidar do meio ambiente e as razões por trás desse compromisso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto Jovem Atleta arrecada doações em campanha do dia das crianças Anterior

Projeto Jovem Atleta arrecada doações em campanha do dia das crianças

Dos 30 novos conselheiros, 19 foram reeleitos Próximo

Dos 30 novos conselheiros, 19 foram reeleitos

Deixe seu comentário