Leitura

Alunos da EMEI Bernardo de Souza produzem e lançam livro

Estudantes da pré-escola autografaram Festa das formas geométricas, nesta quarta-feira, na Feira do Livro de Pelotas

Paulo Rossi -

Construção coletiva é importante desde a infância, assim como o contato com os livros. 23 alunos de duas turmas do pré-2 da Escola Municipal de Ensino Infantil Bernardo de Souza, estiveram nesta quarta-feira (6) na Feira do Livro de Pelotas para lançar Festa das formas geométricas, que escreveram e desenharam em sala de aula. Para além do tema, é um bom exemplo de mecanismos para incentivo de novos leitores.

O projeto nasceu a partir das professoras Karen Garcez e Rose Ignácio. A primeira explica que se pensou em abordar o conteúdo das formas geométricas, por vezes bastante quadrado, de forma mais lúdica. Não por acaso: a trajetória em sala de aula mostrou que esse pode ser um caminho interessante a ser traçado no ensino. "Sair da rotina contribui para o aprendizado", comenta.

A história do livro é baseado em amigos - representados pelas formas geométricas - que estão saindo de uma festa e vão para um parque. A trama, simples, foi criada em conjunto entre professoras e os 23 alunos das duas turmas. Eles também ficaram responsáveis pela escolha das cores e a consequente pintura dos desenhos que ilustram a produção. Tudo com bastante liberdade. "A gente contava e eles recontavam do jeitinho deles. Pintavam do jeitinho deles também. Às vezes um não queria participar e tudo bem, a gente deixava. No outro dia, estava lá se dedicando novamente", conta Karen.

Cada exemplar do livro foi autografado pelos pequenos e entregue aos pais na tarde desta quarta. Entre eles estava Priscila Silva, corretora de imóveis. Ela é mãe de Carolina, de cinco anos, e aprova o método utilizado para o ensino. "Acho muito bom. As crianças hoje em dia têm muita preguiça de ler, só querem saber de televisão, tablet, computador. Esse incentivo é sensacional", comenta. Ela destaca ainda que, desde o início do projeto, a filha passou a se interessar muito mais pela literatura. "Está sempre pedindo para vir à Feira do Livro."

A influência desse contato constante na formação de novos leitores não é apenas discurso. De acordo com a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, divulgada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro, a família e os professores são não apenas as primeiras, mas as principais influências de brasileiros leitores.

E, para além do simples prazer, a leitura oferece outros tantos benefícios. Desenvolve inteligência emocional, desperta imaginação e capacidade criativa, aumenta as conexões neurais, incita o senso crítico. Fora que é o maior barato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comissão aprova piso salarial de R$ 2,5 mil para professores de escolas particulares Anterior

Comissão aprova piso salarial de R$ 2,5 mil para professores de escolas particulares

Contagem regressiva para o Carnaval 2020 Próximo

Contagem regressiva para o Carnaval 2020

Deixe seu comentário