Competição

Alunos do CAVG participam da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

A oitava edição da competição acontece em setembro em Minas Gerais e reúne estudantes do Brasil e dos demais países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Jô Folha -

Alunos do Campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense (CAVG/IFSul) foram classificados para a fase final da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Neste ano a competição é internacional, integrando estudantes do Brasil e dos demais países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e acontecerá em Minas Gerais entre os dias 14 e 16 de setembro.

Há quatro anos os professores do CAVG tomaram conhecimento sobre o evento e, desde então, começaram a participar. Todo ano pelo menos uma equipe local é selecionada. Nesta edição, são duas classificadas: a Patos do Sul, orientada pela professora Fabiane Gentilini, especialista na área animal; e Agro_Xavantec, que tem o professor de Fitossanidade, Jader Ribeiro, como responsável. Os docentes atuam como orientadores dos estudantes e devem acompanhá-los na viagem em setembro. Esta será a terceira vez que Jader e Fabiane viajam juntos.

O tema principal da oitava Obap é a sustentabilidade da água. A primeira fase exigiu dos alunos a criação de um vídeo sobre essa questão. Os professores acreditam que as provas teóricas irão trazer perguntas que contemplem o mesmo assunto. "Cada ano há um tema diferente", explicou Jader. Ele também ressaltou a importância do evento, que reúne alunos e profissionais de culturas diferentes de todo o país. Os currículos dos Institutos são discutidos, já que todos têm o curso de Agropecuária, então "há muita troca de experiência".

Seis alunos participarão: Igor Kömmling, Rafael Timm, Patrick Rodrigues, Bruno Teixeira Padilha, Lucas Züge e Mariano Soares Weinert. A competição contará com 700 equipes. Os bons resultados serão expostos, dando visibilidade para o curso e ao CAVG. O conhecimento compartilhado entre os participantes também está entre os pontos positivos da participação: "é um ganho muito grande", afirmou o professor.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Agropecuária
O evento, que está na sua oitava edição, tem o intuito de estimular o ingresso dos estudantes em carreiras técnico-científicas, visando trazer benefícios para o ensino público de nível médio e técnico. Existem duas modalidades diferentes, a integrada ou concomitante (alunos que cursam o ensino médio e técnico) e a subsequente (alunos que concluíram o ensino médio e cursam somente o técnico). Puderam se inscrever alunos dos cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos e Técnico em Agroindústria.

A competição é dividida em duas fases. A primeira etapa foi virtual e era necessário realizar uma prova teórica de forma individual, enviando um vídeo, em grupo, sobre a sustentabilidade da água. A segunda, presencial, conta com a aplicação de três provas com conteúdos já informados para os participantes. Os testes ocorrerão no dia 15 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde. Os resultados saem no domingo, quando ocorre a premiação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

STF julga constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil

Próximo

Criminosos utilizam nome da CEEE para aplicar golpes

Deixe seu comentário