Luto
Amigos e familiares se despedem de Sérgio Souza Fernandes
Advogado e pecuarista faleceu na noite desta segunda-feira, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre
Gabriel Huth -
Atualizada às 17h59min para acréscimo de informações
A Capela da Santa Casa de Misericórdia ficou lotada na manhã de ontem para se despedir do advogado e pecuarista Sérgio Souza Fernandes. Ele faleceu na noite de segunda-feira, em Porto Alegre, onde realizava uma cirurgia no Hospital Mãe de Deus.
Em uma missa no final da manhã, os padres Germán Varela e Enéias Carniel confortaram os presentes ao falar a respeito de Sérgio. "Um homem de força, convicção, com intensidade em tudo o que participava", recordou Varela, com carinho. Sérgio Souza Fernandes tinha 75 anos e lutava contra o câncer.
Para a esposa Maria Eulalie Fernandes, fica o exemplo de um legado construído pelo marido com a família e os amigos. "Em julho faríamos 50 anos de casados. Uma vida inteira. Fica o exemplo do matrimônio que nos foi dado há tanto tempo. Um ajudava o outro. Nos momentos de lazer, nas horas históricas, nós nunca dissemos não a Deus. Nem um, nem outro. Os ricos dos filhos que Deus nos deu, nosso tesouro. O Sérgio é a minha base, meu alicerce familiar, apostólico. Cumplicidade em todos os momentos. Ele que me levou pra Igreja, isso pra minha vida é muito importante. Depois levamos nossos filhos pra Deus. Ele se dizia um filho amado de Deus", lembrou.
Maria Eulalie acompanhava o marido em Porto Alegre na noite de segunda-feira. "Ontem (segunda) falei com ele e ele disse coisas sábias, do jeito dele, ele sempre dizia as coisas brincando. Ele disse que era um filho amado de Deus. Depois falou sobre a linda família que nós construímos e aí ele disse: 'Que bom que a gente nunca disse não a Deus. Todos os chamados de Deus nós fomos'. Ele estava pronto, estava pleno. Ele dizia que: 'Se eu for pro Céu eu estrou pronto pra encontrar com Jesus, e se eu voltar ele vai estar comigo aqui'", contou.
Crença na caridade e na evangelização de jovens
Ela também lembrou de sua paixão pelos jovens, enquanto um dos criadores do movimento Emaús, ligado à Igreja Católica. "Ele sempre foi muito amado. O que a gente pode dizer dele é que foi uma missão cumprida. Um homem com caráter, fiel, leal, verdadeiro, às vezes até duro, mas para o bem das pessoas. Mas sempre muito verdadeiro. Estou sentindo uma tristeza enorme", lamentou Maria Eulalie.
Nas redes sociais, o Emaús divulgou uma nota lamentando o falecimento do companheiro de movimento. "A expressão mais sincera da face alegre de Cristo. Vai em paz nosso eterno timoneiro."
Sérgio também tinha intensa relação com o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, juntamente com a esposa. A instituição, responsável pela distribuição de alimentos aos necessitados, prestou homenagem a ele: "Um homem forte, generoso e que baseou sua vida na fé e na caridade".
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário