Calor

Anglo, 40 graus

Sensação térmica foi medida por equipe da Faurb para trabalho em âmbito de Mestrado em parceria com a Universidade de Lund, Suécia

Quinta-feira, 2 de março, pouco depois das 14h. Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Quase 40ºC ao sol. Esta era a sensação térmica para quem ingressava no prédio do campus pela entrada secundária que dá acesso ao Centro de Letras e Comunicação (CLC). Naquele local, uma equipe do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (Labcee) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo instalou equipamentos que registravam a temperatura do ambiente.

No começo da tarde os equipamentos marcavam, em seu "Confortímetro", mais de 36ºC de temperatura do ar e quase 50ºC dentro do globo preto, dado usado nos estudos. A investigação faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado, em Arquitetura, que avalia o conforto térmico em ambientes externos - mais especificamente registra medidas térmicas em pátios escolares. O trabalho é feito em parceria com a Universidade de Lund, Suécia.

Além das medidas térmicas feitas pelos instrumentos, que têm a aparência de uma estação meteorológica e que ficam ligados a um computador que registra os dados, os pesquisadores fazem entrevistas com quem cruza os locais. E foi assim durante toda a tarde desta quinta, quando foram ouvidos, no sol mesmo, para recolher as impressões de como é estar naquele ambiente, estudantes, servidores e pessoas da comunidade. O trabalho se desenha a longo prazo - é uma dissertação de mestrado -, e será desenvolvido também na rede escolar de Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IFSul escolherá novo reitor neste mês Anterior

IFSul escolherá novo reitor neste mês

Próximo

Sanep define rota de cortes por débito da próxima semana

Deixe seu comentário