Estiagem

Apesar do alívio, chuva não altera cenário de estiagem

Pelotas registrou 12 milímetros de chuva no centro da cidade; sol deve permanecer nos próximos dias até o final de semana

Jô Folha -

Apesar do alívio da chuva que caiu sobre Pelotas na tarde desta terça-feira (10), o cenário da estiagem ainda é preocupante. Mesmo com a chuva de 12 milímetros, registrado por uma estação da Sigma Meteorologia na Colina do Sol, o montante não altera a situação preocupante da Barragem Santa Bárbara, estação responsável pelo abastecimento de 60% da população da cidade. Para os próximos dias, o sol e o calor devem retornar e novas chuvas estão previstas para o início da próxima semana, conforme previsões do Centro de Pesquisas Meteorológicas (Cpmet) da UFPel.

Na última medição da barragem realizada na manhã desta terça, a régua indicava 2,5 metros abaixo do nível do vertedouro - quatro centímetros a mais que no dia anterior. Numa comparação com os meses de janeiro e fevereiro de 2019 com este ano, a diferença é grande. Enquanto no ano passado foram registrados 400 milímetros no primeiro bimestre, neste ano eram 58mm até a chuva desta terça. Os dados são do Sanep.

"É praticamente irrisória", definiu Alexandre Garcia, diretor-presidente do Sanep. Mesmo reconhecendo a importância da chuva que caiu sobre a cidade, o diretor ressalta a situação do entorno do reservatório, completamente afetado pela estiagem. "É um dia que não teremos baixa no nível ou muito pouco. O fato de não termos sol também diminui a evaporação", explica.

Nas estações do Sinott, Quilombo e Moreira a situação não é tão grave pelas características de captação. Nestas, a água é coletada de arroios, chamada de captação superficial. Somente a estação do Sinott é responsável por 30% do abastecimento na cidade.

Questionado se haveria mudanças no cenário com a Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo em funcionamento, o gestor defende que não. Em ação, a produção estimada é de 500 litros por segundo sendo adicionada à rede. "Ajudaria, mas não seria fator decisivo", acredita. Em obras desde 2015 e em ritmo considerado lento pela própria autarquia, a obra ultrapassou os 80% de conclusão, informa.

Chuva pode retornar na semana que vem
As temperaturas nesta quarta-feira não devem passar dos 26 ºC. Pelas previsões do meteorologista Eliton de Figueiredo, do Cpmet, na quinta-feira o tempo deve permanecer nublado e com temperaturas altas, que podem alcançar os 32ºC durante o dia.

Na sexta, máximas podem chegar a 34ºC e no sábado 37ºC. "No domingo e na segunda a chuva deve ser mais forte do que a desta terça", antecipa Eliton. Nesta quinta-feira, há possibilidade de chuvas em Santa Vitória do Palmar e Bagé, prevê.

Turuçu em emergência
Com 20 famílias recebendo água por caminhão pipa e prejuízo no setor agropecuário, Turuçu decretou situação de emergência na segunda-feira. O arroio que abastece a cidade está abaixo do nível normal, conforme informações repassadas pela prefeitura do município. O movimento dos municípios em situação semelhante agora é pela homologação pelo Governo do Estado para receber auxílios financeiros.

Municípios em situação de emergência
Amaral Ferrador
Arroio do Padre
Arroio Grande
Canguçu (*)
Capão do Leão
Cerrito
Herval
Morro Redondo
Pedro Osório
Piratini (**)
Pinheiro Machado,
São Lourenço do Sul (*)
São José do Norte
Santana da Boa Vista
Pedras Altas
Pelotas
Turuçu

(*) com situação homologada pelo Estado, (**) com situação reconhecida pelo Estado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ainda sem prazo para o funcionamento Anterior

Ainda sem prazo para o funcionamento

Governo deve contingenciar parte do Orçamento, diz secretário Próximo

Governo deve contingenciar parte do Orçamento, diz secretário

Deixe seu comentário