Próprio ou impróprio
Aplicativo informa condições de banho nos balneários gaúchos
Agora, balneabilidade pode ser conferida pelo celular ou pelo computador
A Fepam lançou o site e o aplicativo do Projeto Balneabilidade, com informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos. Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço também disponibiliza as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. Em Pelotas, como a amostra é coletada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), não há a indicação no aplicativo da balneabilidade do Laranjal.
Pelo site e pelo aplicativo é possível visualizar se as águas estão próprias ou impróprias para banho. Mesmo com a novidade, a Fepam optou por manter as placas informativas nos locais onde as águas estiverem sem condições de banho.
+ São Lourenço do Sul tem uma nova praia
O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, não sendo necessário fazer download em lojas de aplicativos. O serviço funciona nos sistemas Android e iOS. Para ter o aplicativo no celular, basta acessar o site balneabilidade.rs.gov.br e criar o atalho.
O aplicativo também disponibiliza as condições de segurança para o banho de mar no Litoral Norte e Sul, nos locais onde é realizado o monitoramento da qualidade da água. Divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, as informações obedecem ao mesmo critério de cor das bandeiras utilizadas nas guaritas dos guarda-vidas: verde para banho praticável, amarelo para banho com riscos relativos e vermelho para banho desaconselhável. O serviço ainda oferece informações de meteorologia, com a previsão do tempo, a temperatura e a velocidade do vento, nos pontos onde é realizada a balneabilidade.
Na Zona Sul
Com balneários voltados principalmente à Lagoa dos Patos e Oceâno Atlântico, a Zona Sul apresenta apenas dois pontos impróprios para banho, dentre as análises coletadas pela Fepam e Corsan. Uma delas em Pedro Osório, por onde passa o rio Piratini. Na costa salgada, São José do Norte, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar estão com toda a orla própria para o banho. Em São Lourenço do Sul, a Praia das Ondinhas está imprória. As outras três analisadas estão liberadas.
Em Pelotas, dos 10 pontos analisados pela SQA, oito estão impróprios. Eles não entram no aplicativo por não serem coletados pela Fepam e Corsan.
Com informações da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário