Religião

Arcebispo Militar do Brasil visita Pelotas

Dom Fernando Guimarães presidiu missa na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula

Divulgação -

O representante do mais alto cargo do Ordinariado Militar do Brasil, responsável por todas as capelanias militares católicas do Brasil, esteve em Pelotas. A principal atividade do religioso na cidade ocorreu na segunda-feira (6), quando foi realizada missa em homenagem a Santo Inácio de Loyola, padroeiro da infantaria, na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, presidida pelo arcebispo militar.

Esta é a primeira visita de Dom Fernando a Pelotas, e teve como objetivo passar instrução religiosa aos quartéis da cidade. Durante sua estadia, Dom Fernando visitou na terça - feira (07) a guarnição da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada. Segundo o padre Fabiano, capelão militar da 8ª BIMtz, a presença do arcebispo na cidade é um momento, raro, único para cidade, que permite enaltecer também o exército brasileiro.

Dom Fernando Guimarães é recifense, e ocupa o cargo desde 6 de agosto de 2014, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil. Nascido aos 19 de julho de 1946, é formado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Redentorista em Juiz de Fora - MG. Após o Noviciado, emitiu a Profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas em 1965. Dom Fernando possui mais de 15 condecorações. Entre elas, estão: Medalha Pro Ecclesia et Pontifice (Vaticano);Ordem do Mérito da Defesa (Grande Oficial); Ordem do Mérito Naval (Grande Oficial);

O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, e existe para fornecer assistência religiosa às corporações militares (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares). A palavra religiosa conectada diretamente com as forças armadas é importante pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das unidades militares em todo o Brasil. A Arquidiocese militar se destaca também por oferecer assistência às famílas dos militares.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do Laranjal é reiniciada Anterior

Segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do Laranjal é reiniciada

Um milhão de gaúchos precisam ser qualificados até 2020 Próximo

Um milhão de gaúchos precisam ser qualificados até 2020

Deixe seu comentário