Estragos
Arroio Grande deve decretar situação de emergência
Temporal no final da noite de terça-feira deixou 120 casas danificadas e três famílias desalojadas; Defesa Civil monitora a chuva nos municípios da Zona Sul
O final da noite de terça-feira (1º) em Arroio Grande foi marcado por chuva de granizo e vento forte. Segundo a Defesa Civil, até o começo da noite desta quarta, 120 casas haviam sido danificadas, atingindo cerca de 480 pessoas. Três famílias estão desalojadas. Na manhã desta quinta, a equipe de governo se reúne e deve encaminhar decreto de emergência. Pela região também teve ocorrência de granizo em Piratini. Em Jaguarão choveu até a manhã desta quarat, 115 milímetros. Nos demais municípios da Zona Sul, os relatos são de chuva intensa e vento forte.
Segundo registro de moradores de Arroio Grande, o temporal teve início por volta das 23h, com volume intenso de pedras de gelo. Vladimir Xavier, que responde como adjunto tanto da Secretaria Municipal de Assistência Social como pela Defesa Civil Municipal, informou, por telefone, que até as 19h de quarta-feira pelo menos 120 casas haviam sido atingidas pelas pedras. "Ainda não conseguimos reunir todos os dados. As equipes seguem nas ruas entregando lonas. Então, creio que esse número possa aumentar assim que juntarmos todas as informações. Falta grande parte do interior."
Conforme a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Arroio Grande, Eliane Antunes da Silva, as secretarias de governo vão se reunir a partir das 7h desta quinta-feira para dar encaminhamento ao decreto de emergência. O bairro mais atingido, segundo ela, foi o Milenium, mas as pedras fizeram estragos em vários outros pontos do município.
A assessoria de comunicação da CEEE contabilizou na manhã desta quarta que havia dez mil clientes sem luz na Zona Sul do Estado, sendo Herval a cidade com o maior desabastecimento (três mil), seguida por Jaguarão, Canguçu e Arroio Grande.
Pelotas
Em Pelotas as secretarias da prefeitura, a Defesa Civil e o Sanep estão mobilizados para atender qualquer chamado de emergência em razão das chuvas. A evolução das precipitações é acompanhada em tempo real pelas equipes, e pluviômetros foram instalados em áreas variadas. Até as 7h desta quarta, o equipamento da avenida Bento Gonçalves registrou 15 milímetros. A leitura dos gráficos na Agroclimatologia Embrapa/UFPel, campus Capão do Leão, apontou 19 milímetros até as 9h.
Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, mesmo com chuva, prosseguiram pela manhã com a abertura de valas no leito de vias, facilitando o escoamento da água para as laterais e, com o uso de retroescavadeira, atuaram em valetas e na remoção de lixo e entulhos acumulados em pontos prejudiciais à drenagem.
O coordenador da Defesa Civil em Pelotas, Paulo Darci dos Santos, reforça a informação de que os serviços estão à disposição para qualquer emergência. Pelo telefone 153, qualquer cidadão que necessitar de ajuda devido às chuvas pode entrar em contato. O número está disponível para atendimento durante 24 horas por dia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário