Problema

Árvore em risco gera preocupação no Arroio do Padre

Moradores já solicitaram a poda para a CEEE Equatorial; situação também gera perigo devido à proximidade de fios de alta tensão

Foto: Divulgação - DP - Cipreste com cerca de 50 anos está causando preocupação em quem vive na região

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Uma árvore localizada em frente a uma residência na avenida 17 de abril, em Arroio do Padre, está causando preocupação em quem vive na região. Desde o ano passado, moradores vêm solicitando a poda para a CEEE Equatorial, em razão do risco de queda e do contato com os fios de alta tensão, que já romperam outra vez. Quando chove, os galhos da árvore, um cipreste com cerca de 50 anos, absorvem água e, com o peso, encostam na rede.

Quem mora perto reclama da insatisfação com os serviços prestados pela CEEE Equatorial. Há cerca de três meses, já ocorreu um rompimento em um fio de alta tensão por conta da árvore, mesmo com as diversas solicitações de poda feitas pelos moradores. A empresa, que na manhã desta quarta-feira (18) foi até o local, não realizou o serviço solicitado, apenas a limpeza de um lado da árvore. Moradora do local, Adriani Macedo conta que as equipes já haviam ido outras vezes até lá. "Eles só passavam aqui com um caminhão pequeno e diziam que precisava ser com um grande. Esse que veio agora é grande, da linha viva, mas eles não querem podar ela toda e também não autorizam para que a gente possa podar", relata.

Adriani também entrou em contato com o prefeito de Arroio do Padre, Rui Carlos Peter (DEM), que conseguiu falar com a CEEE e, na tarde de quarta-feira, as equipes de trabalho retornaram ao local, mas afirmaram que poderiam apenas equilibrar a árvore, sem cortar toda. A situação persiste e causa preocupação nos moradores da região. "Não resolveram o problema, diminuíram só de um lado, disseram que podiam podar só dois metros e meio da rede. Mas ficou todo o peso para o lado da casa, gerando um grande perigo de cair por cima", diz Adriani.

O clima também contribui para o receio dos moradores. Adriani ressalta o sentimento de quem vive no local, principalmente com o descaso da CEEE com diversas situações. "A gente fica apreensivo e também com medo. Esse tempo está totalmente diferente e a empresa está deixando muito a desejar aqui na nossa região. A gente fica bem desanimado com a situação. Esses tempos quando teve uma falta de luz, foram quase 15 dias sem."

O que diz a CEEE
A empresa informou que os procedimentos de poda ou remoção de vegetais são de responsabilidade das prefeituras municipais. As distribuidoras de energia elétrica são autorizadas apenas a remover vegetais que coloquem em risco a rede e o abastecimento de energia elétrica.

Sobre essa situação em Arroio do Padre, a CEEE ressalta que a equipe esteve na localidade e realizou o corte onde estava batendo na rede de energia, mas não podem realizar o corte ou poda da árvore, pois não estão autorizados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mercado de Calcutá recebe itens de primavera-verão Anterior

Mercado de Calcutá recebe itens de primavera-verão

Iluminação pública em LED chega à avenida Fernando Osório Próximo

Iluminação pública em LED chega à avenida Fernando Osório

Deixe seu comentário