Ruas

Asfalto precário e esburacado causa problemas no Areal

Falta de manutenção no pavimento da avenida João Gomes Nogueira é alvo de reclamações de moradores e motoristas

Foto: Carlos Queiroz - DP - Buracos trazem riscos aos motoristas que trafegam no local

Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

A situação precária do asfalto da avenida João Gomes Nogueira, no Areal, é motivo de descontentamento para os moradores e sinônimo de transtornos para os motoristas que trafegam pelo local. Cheia de irregularidades e com buracos medindo cerca de um metro de largura, a via é uma das mais movimentadas da região, com fluxo diário de ônibus, carros, caminhões e motocicletas.

O aposentado Jorge Barbosa, morador do local há 17 anos, conta que a falta de manutenção não é novidade. "A rua está péssima há muito tempo. Algumas ruas de chão chegam a ser melhores para trafegar do que essa aqui. É um descaso total." Barbosa conta que, de tempos em tempos, a Prefeitura realiza reparos na via, mas nenhum resolve o problema. "Eles vêm, tapam o buraco, alisam e, com a primeira chuva, esse remendo se desfaz. É dinheiro botado fora", critica. Segundo o morador, o último reparo foi feito ainda no mês de outubro.

Já o vigilante e borracheiro João da Rosa, dono de uma borracharia quase em frente a um dos maiores buracos da via, relata o quanto tem de trabalho - e os prejuízos causados aos motoristas - por conta da precariedade. "Vocês não têm ideia do tanto que eu desentorto de roda e tiro de pneu rasgado por causa desses buracos. É de dar dó, não tem uma semana que não pare alguém aqui por isso", comenta. Para ele, os buracos também representam riscos mais sérios a quem trafega, principalmente aos motociclistas. "Esses dias um entregador deu naquele buraco e saiu voando da moto, veio parar quase aqui na frente [da borracharia]".

Problemas também nos arredores
Além das reclamações da avenida João Gomes Nogueira, os moradores contam que a situação das ruas próximas também não é das melhores. E citam como exemplo os caminhos em direção ao loteamento Vasco Pires. Barbosa reclama que, enquanto algumas ruas receberam investimentos, a avenida teria sido esquecida. "Fizeram várias quadras de asfalto novo na rua Magda Costa, que não tem nem perto do fluxo da avenida, mas não conservam o que já tem aqui."

O borracheiro aponta como outro exemplo ponto crítico a via ao lado do Hospital Espírita. "Não tem condições de dobrar ali, tenho que mudar o trajeto para ir para casa porque não tem como desviar dos buracos."

O que diz a Prefeitura
O secretário de Obras Giovan Pereira afirma que a avenida João Gomes Nogueira faz parte do cronograma de manutenção das operações tapa-buraco da Prefeitura e que, em breve, serão realizados reparos com uso do rolo de compactação para garantir maior durabilidade. Segundo Pereira, a falta de drenagem em alguns pontos da avenida facilita o acúmulo de água e agrava os danos à pavimentação.

O Município também informa que, neste momento, não há projeto de investimento na requalificação total da avenida e que, futuramente, serão avaliadas as condições técnicas e financeiras para promover as melhorias necessárias.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 130 novos casos de Covid-19 Anterior

Pelotas registra 130 novos casos de Covid-19

Agentes do Censo relatam demora no pagamento Próximo

Agentes do Censo relatam demora no pagamento

Deixe seu comentário