Pelotas
Assembleia define propostas para Convenção Coletiva do Transporte Público
Documento será entregue ao Sindicato das Empresas para dar início às negociações até a data-base
Foto: divulgação - Trabalhadores pedem aumento de 5%
Por Cíntia Piegas
[email protected]
Em assembleia realizada na noite de terça-feira (3) pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Pelotas (STTRP), foram aprovadas, por unanimidade, as propostas apresentadas para compor a Convenção Coletiva de Trabalho com data-base de 1º de fevereiro. Oito pedidos foram elencados pela categoria e serão entregues ainda nesta quinta (5) ao Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Pelotas. Entre as prioridades, a reposição salarial com base no INPC de janeiro, mais 5% de ganho real. Já o setor jurídico da classe patronal adianta que, devido à crise econômica, será impossível discutir reajuste.
"Vamos sugerir reuniões desde já para que até 31 de janeiro estejamos aptos a judicializar o dissídio, caso não tenha acordo", adiantou o presidente do STTRP, Claudiomiro Amaral. A expectativa da classe é de retomada das reivindicações após dois anos de pandemia, período em que foi preciso ajustar escalas, negociar demissões, e se adaptar às novas tecnologias para manter o transporte circulando. "A nossa pauta é uma construção com os diretores de base que estão dentro das empresas e observam as questões. Com as elencadas na assembleia, somamos agora um total de 90 pautas em debate com as empresas", contabilizou.
A saúde do trabalhador segue na lista de prioridades. Atualmente, segundo explica Amaral, o motorista que sofre assalto segue sua em operação até o término da jornada, quando então pode fazer o registro. "Queremos que ele seja substituído imediatamente ou o carro recolhido, para que ele possa ir até a delegacia, sendo que só voltaria à escala no dia posterior", explicou. Para o Sindicato, esta é uma medida para manter a integridade física e mental dos servidores.
Com a redução gradual dos cobradores, a categoria quer mudar uma cláusula que determina uma porcentagem ao motorista do que for pago em dinheiro. "Nosso pedido é que ele receba sobre todos os tipos de pagamentos e que o percentual passe de 2% para 4%, pois o condutor não é responsável só por quem pagou em espécie, e sim por todos passageiros." Para o Sindicato, a expectativa é chegar a 2023 dando um passo de 100%. "Terminado o período de pandemia e com o aumento de passageiros - passou de 40% do normal para 80% -, esperamos ter um diálogo aberto", sinalizou o presidente, ao lembrar que a categoria foi bastante flexível nos últimos dois anos e que isso possa ser reconhecido.
Confira outras pautas
- Com relação à CLT: pagamento das férias três dias antes do início da mesma (atualmente são dois dias, quando cumpridos, conforme anunciou o STTRP). A categoria também irá pedir 30 dias de férias mais um para que o trabalhador possa realizar os exames de retorno. "Isso não acontece, pois muitas vezes temos de realizar o procedimento após o retorno do período de descanso, e não somos dispensados", justificou Amaral.
- Benefícios: descongelamento dos quinquênios, que em 2020 foram desativados em função da crise da pandemia. Ainda em relação aos benefícios, a categoria quer a antecipação do pagamento do vale-alimentação para o dia 30 de cada mês.
- Calendários - Duas reivindicações que serão postas em negociação: a definição das escalas de folgas com pelo menos uma semana de antecedência - para que o trabalhador possa se programar -, a outra, quando este está de folga e for chamado por algum imprevisto, que seja pago o dia em dobro.
Do outro lado
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Pelotas disse que ainda não recebeu as propostas, mas antecipa que não existe essa possibilidade, diante de toda a crise que está atravessando, de se discutir reajuste de salário. Uma das argumentações é que Pelotas paga um dos maiores salários do País.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário