Agronegócio
Associação Rural de Pelotas tem novo presidente
Aos 30 anos, o advogado, empresário e produtor rural Rodrigo Lopez Gonzalez se tornou o mais jovem presidente da entidade
Carlos Queiroz -
Uma cerimônia ocorrida durante a noite desta segunda-feira, no Salão Nobre do Parque Ildefonso Simões Lopes, marcou a posse do novo presidente e da nova diretoria da Associação Rural de Pelotas (ARP). Aos 30 anos, o advogado, empresário e produtor rural Rodrigo Lopez Gonzalez é o mais jovem a assumir o cargo na entidade que completa 121 anos em 2020.
"É um grande desafio, a retribuição de tudo de bom que consegui aqui", destaca Gonzalez. Natural de Santa Maria e com formação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ele conta que o contato com o campo veio devido aos avós, que eram colonos e possuíam propriedade rural. Com os pais trabalhando no funcionalismo público, na área do Direito, o jovem assumiu, aos 18 anos, o comando da produção da família. Posteriormente, passou a acompanhar reuniões ocorridas entre membros da Diretoria da ARP, a convite de um dos então diretores, durante a gestão do engenheiro agrônomo Rodrigo Fernandes de Souza Costa. Desde então, já exerceu cargos como o de primeiro e segundo diretor secretário, até ter o nome cogitado e indicado por membros da associação, para composição de uma chapa. "Fiquei muito honrado, não tinha o objetivo de ser presidente", conta. Segundo ele, os fatores determinantes para a decisão foram o apoio recebido e a possibilidade de montar uma diretoria com capacidade.
De acordo com o advogado, a entidade vêm apresentando uma mudança de postura e a tomada de decisões interessantes nos últimos anos, como a escolha de Carolina Peró Osório para assumir o comando da associação durante o biênio 2017/2019. A médica veterinária foi a primeira mulher a ser presidente da Associação. As medidas, segundo ele, acompanham as mudanças que ocorrem mundialmente e representam uma evolução. "Não é uma inovação, mas é significativo", afirma, lembrando que o fato já ocorre em outros setores da sociedade.
Para os próximos dois anos de gestão, o novo presidente afirma que dará continuidade ao trabalho já desenvolvido, como o de expansão da Expofeira. Em 2019, o evento teve a presença de 70 mil visitantes, e movimentou R$ 40 milhões em faturamento total, nos sete dias de evento. Gonzalez destaca a realização de eventos que promovam a aproximação do homem do campo com a zona urbana e com aspectos tecnológicos, como a Conferência Rural da Zona Sul, contribuindo com o desenvolvimento produtivo da região. "Esse processo também acompanhado de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável", afirma. Além do crescimento da relação entre as zonas rurais e urbanas, a gestão do produtor rural pretende oportunizar maior representatividade da classe produtiva, valorizando tanto o produtor em larga escala quanto o pequeno produtor.
Empresário e produtor
Após a conclusão da curso de bacharel em Direito, Gonzalez ingressou no curso de Medicina Veterinária, o qual cursou somente o primeiro semestre. "Faltou tempo, pois havia decidido empreender", conta. Além de advogado e produtor pecuário nos municípios de Morro Redondo e Capão do Leão, o novo presidente da ARP também é cofundador de uma empresa que atua na área de direito no trânsito, com clientes de todo o Brasil por meio da presença em plataformas online. Com isso, Gonzalez afirma ter o intuito de levar a rapidez e dinâmica do mundo digital , também para o campo. "Sempre buscando o aprimoramento e a busca por conhecimento".
Para os membros da nova gestão, a fase ainda é de planejamento das ações. Com isso, o cronograma para o calendário de eventos e utilização da estrutura do Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes ainda não está fechado. "Não amarramos todos os pontos, mas devem ocorrer muitos eventos ainda neste ano", destaca Gonzalez.
Confira os membros da nova diretoria da ARP durante o biênio 2019/2021:
Presidente: Rodrigo Lopez Gonzalez
1º Vice-Presidente: Germano Dias Hadler
2º Vice-Presidente: Roberto Quinto Di Cameli
3º Vice-presidente: Cristina Soares Ribeiro
1º Diretor secretário: Ana Carolina Issler Ferreira Kessler
2º Diretor Secretário: Eduardo Allgayer Osorio
1º Diretor Financeiro: Augusto da Matta Rassier
2º Diretor Financeiro: Fábio Terra Leite
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário