Ensino

Atendimento itinerante amplia acesso à educação especializada

Iniciativa adotada há um ano pela Smed chega a 22 escolas da rede municipal

Foto: Michel Corvello/Ascom - Especial DP - Atualmente, são 1,5 mil aluno atendidos nas salas de recursos

Em Pelotas, os recentes números apurados pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) de acesso à Educação Especial e Inclusão Escolar mostram a consolidação da nova ferramenta instituída pelo Município: o Atendimento Educacional Especializado (AEE) itinerante, criado no ano passado. Em aproximadamente um ano e meio, o serviço abrange 22 escolas e, aliado às novas salas de recursos, contribuiu para o aumento de 42% de matrículas registradas em 2023, em comparação a 2020.

Atualmente, são 1,5 mil alunos atendidos nas salas de recursos. Ao todo, a rede conta com 1,8 mil estudantes com deficiência matriculados. Conforme a coordenadora do Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem da Smed (Capta), Pâmela Araújo, parte desse crescimento está relacionada à implementação do sistema AEE itinerante na Educação Infantil. "É um projeto muito importante que busca qualificar a participação dos alunos com deficiências nessa etapa do ensino, a partir do trabalho colaborativo entre os profissionais da sala de aula e o professor de AEE, que se apresenta com formação específica na área", explicou.

A professora de Educação Infantil capacitada para educação especial, Suelem Alves, que atua, desde o começo do ano, com o AEE em quatro escolas, considera que o sistema é muito promissor. "Se a gente pensa em inclusão, temos que pensar a inclusão do aluno dentro da sala de aula dele, socializando, brincando com os colegas, com a professora, no ambiente dele, principalmente no caso da Educação Infantil e não em um espaço individualizado, além do importe suporte que damos para os professores titulares das turmas", apontou.

Números da Educação Especial

O Município conta com 50 salas de recursos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), sendo 11 na zona rural e cinco nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além dos 22 Atendimentos Educacionais Especializados itinerante nas Emeis. Em 2023, dentre os alunos matriculados, são aproximadamente 869 com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo, 159 com deficiência intelectual, 44 com deficiência física, 15 com baixa visão, seis com cegueira, 61 com deficiência múltipla, 62 com síndrome de down, três com nanismo e 602 estudantes com avaliação pedagógica constituída na sala de recursos.

Avanços para inclusão
Além do serviço itinerante, quatro novas salas de recursos foram instaladas nas Emefs Maria Helena Vargas, Alcides Mendonça Lima, Nossa Senhora das Dores e Emei Dary Ribeiro. A Smed também adquiriu, recentemente, 400 exemplares da Cartilha para Todos - Nanismo, livro pioneiro no Brasil, lançado em 2018, e com indicação de implementação nas redes de ensino pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). O material pedagógico auxilia o trabalho em torno da abordagem do nanismo nas escolas da rede municipal de ensino no espaço escolar.

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