Retorno

Atividades do IFSul retornam na sexta-feira

Laudo do Sanep indicou a ausência de elementos contaminantes na água do instituto; reunião definirá forma de recuperação de aulas suspensas

As atividades no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense vão retornar nesta sexta-feira (1º). A decisão foi anunciada no final da tarde desta quarta pelo Diretor da instituição, Carlos Corrêa, após um laudo elaborado pelo Sanep indicar a potabilidade da água. Novas coletas de materiais também serão realizadas nesta quinta e na próxima semana. Durante o dia, reuniões com participação da direção, de servidores e coordenadores dos cursos, debaterão a forma de recuperação dos dias letivos.

"A água está em perfeita condição", afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. Segundo ele, as amostras coletadas indicaram a ausência de elementos contaminantes, o que possibilita o consumo da água. Garcia também informou que coletas periódicas de amostras também devem ocorrer, atendendo a um pedido do Instituto.

Técnicos do Sanep estiveram na última terça no local e recolheram amostras da água, para que fosse obtido o novo laudo. Após a coleta, foi preciso esperar o tempo de 24 horas, para observação. Garcia informou que, durante o período, a autarquia forneceu apoio técnico ao instituto, contribuindo também com os processos de cloração e desinfecção dos reservatórios.

De acordo com o diretor do IFSul-Pelotas, Carlos Corrêa, haverá uma reunião com coordenadores dos cursos de Química e da Engenharia Química para o direcionamento de ações a serem tomadas, como medidas preventivas de certificação da qualidade da água do local.

A suspensão das aulas e atividades administrativas foi anunciada no último dia 21, quando houve a identificação de que alunos, servidores e funcionários terceirizados que frequentam o Campus apresentaram mal-estar, dores de cabeça e disenteria. Inicialmente prevista para ser encerrada em dois dias, a interrupção foi estendida para o dia 28, com a confirmação, por um laudo emitido por técnicos do laboratório do Sanep, de contaminação interna da água após recoleta de amostra e análise de 14 dos 22 reservatórios de água internos do local. Na última segunda-feira, a direção do Campus Pelotas adiou para esta quarta-feira uma nova posição sobre o retorno das atividades, condicionando a liberação ao resultado de laudo final da autarquia sobre a qualidade da água.

Desde que foi identificada a contaminação, equipes do Instituto, com o apoio técnico e colaboração do Sanep, trabalham para a correção dos problemas. A autarquia descartou que o problema fosse oriundo da rede externa da região, a partir de análise de amostras da rede geral. Entre as ações tomadas para a solução dos problemas, foi realizada a limpeza dos reservatórios e das tubulações pertencentes ao sistema de água do instituto. Conforme Corrêa, os reservatórios foram totalmente esvaziados e limpos, além de executada a cloração da água e em seguida o escoamento, para que fossem feitas as limpezas dos canos que fazem parte do sistema de abastecimento do educandário.

Corrêa explica que o problema foi detectado em um dos reservatórios internos, que já foi isolado, com a interrupção da ligação de água externa neste ponto feita pelo Sanep. Com isso, houve a identificação de coliformes fecais em quatro pontos de acesso à agua deste reservatório, como torneiras e bebedouros, que foram substituídos.

Aulas suspensas serão recuperadas

De acordo com Corrêa, a recuperação dos dias de atividades suspensas deverá ser realizada até o final do ano, com a possibilidade de aulas aos sábados, com a extensão do calendário em dezembro. No total, serão oito dias para o turno da manhã, e nove dias para os turnos da tarde e da noite. Uma reunião a ser realizada nesta quinta entre servidores e coordenadores de cursos do instituto deve determinar como será constituído o novo calendário.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chile cancela duas cúpulas internacionais Anterior

Chile cancela duas cúpulas internacionais

Próximo

Relator aumenta valor de saque previsto na MP do FGTS

Deixe seu comentário