História

Ato comemora os 153 anos da Batalha do Riachuelo

Ato foi organizado pelo grupo de escoteiros São Francisco de Assis

Paulo Rossi -

Os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo foram relembrados em Pelotas no fim da tarde desta segunda-feira (11). Autoridades da Marinha, da Brigada Militar, o vice-prefeito Idemar Barz e a superintendente do Diário Popular Virgínia Fetter foram convidados para participar da cerimônia. O ato, realizado na praça Dom Antônio Zattera, foi organizado pelo grupo de escoteiros São Francisco de Assis.

As bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul foram hasteadas durante a cerimônia. O símbolo municipal não foi erguido por problemas técnicos. Além disso, uma corbélia com três rosetas foi colocada sobre o monumento ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Em razão da chuva, a banda da Brigada Militar não pode se apresentar. Por isso, uma cerimônia militar está marcada para as 16h30min de terça-feira (12), no mesmo local, e deve contar com a presença dos músicos.

A Batalha Naval do Riachuelo foi travada entre Brasil e Paraguai em 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, na Argentina. É considerada um dos mais importantes atos da Guerra do Paraguai. O objetivo do país vizinho era controlar os rios da bacia do Prata, uma vez que isso possibilitaria uma saída para o Oceano Atlântico. Vencer a batalha também significaria um grande passo na conquista do Rio Grande do Sul e do Uruguai. As forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso, saíram vitoriosas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Muito abaixo da meta Anterior

Muito abaixo da meta

Oportunidade para ajudar o próximo Próximo

Oportunidade para ajudar o próximo

Deixe seu comentário