Retorno esperado

Aulas presenciais do curso de Direito da UFPel são retomadas

Retorno foi marcado por recepção aos alunos após dois anos afastados das salas da universidade

Carlos Queiroz -

Após dois anos de aulas online, uma medida de distanciamento social provocada pela pandemia da Covid-19, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) retomou as atividades presenciais nesta segunda-feira (9). Ao longo do dia, estudantes do curso, que tem um calendário acadêmico diferente dos demais, participaram de uma acolhida que contou com a presença da administração central da instituição.

O silêncio que habitava o prédio localizado na praça Conselheiro Maciel, no Centro, já não existe mais. As vozes eufóricas nas salas, os passos apressados pelos corredores e as explicações sobre o Direito retornaram ao local pra não deixar dúvidas: as aulas presenciais são uma realidade. O curso, até aqui, é o único da UFPel que mantém regime anual. Dessa forma, as atividades iniciadas nesta segunda são referentes a 2022.

Segundo o diretor e professor da Faculdade de Direito, Pedro Moacyr da Silveira, a decisão foi conversada e recebeu a autorização do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) para ofertar um calendário diferenciado ao curso. "Nós finalizamos o ano de 2021 no dia 26 de março e agora estamos dando início a um novo ano", aponta. O docente leciona há 37 anos no Direito e compartilha os sentimentos sobre o retorno. "Ficamos afastados por um tempo incomum. Foi extremamente difícil de lidar com isso, porque a sala de aula é nossa vida. E nós temos o entendimento de que uma aula presencial é muito mais produtiva do que a virtual", sinaliza.

A retomada
Com uma comissão formada por servidores e integrantes do Centro Acadêmico Ferreira Viana (CAFV), foram realizadas recepções no período da manhã e da noite, sendo ofertado lanches e bergamotas aos acadêmicos. Para Oliveira, a recepção foi um momento especial. "Nós tivemos uma recepção humanizada. Estamos satisfeitos, matamos um pouco da saudade".

Apesar do trabalho de retomada, todos compreendem que a pandemia não acabou. Por isso, o curso de Direito adotou algumas recomendações junto à universidade, como a apresentação do passaporte vacinal, uma das exigências necessárias para que seja possível frequentar as salas. "Dentro das aulas as máscaras são mantidas e nas salas de aulas há álcool gel. São recomendações para preservar esse cuidados e os alunos", finaliza o diretor.

O retorno para o alunos
Para a aluna do 5º ano do curso, Bru Andrade, 23, o retorno para o conhecido prédio centenário foi avaliado de forma positiva, mas com ressalvas. "Foi tudo feito dentro dos conformes e está uma energia muito legal, mas ao mesmo tempo eu vejo alunos desmotivados, porque tornou-se uma realidade o distanciamento do estudo. Não foi todo mundo que se adequou a esses dois anos". Para Bru, o período de aulas virtuais teve altos e baixos. "A experiência com o EAD [ensino a distância] não foi a melhor. Aqui é um ano que virou seis [meses], muitas coisas passaram e a gente meio que perdeu. Eu sei que foi prejudicial e que eu vou ter que correr atrás de muita coisa", desabafa.

Já o estudante do segundo ano, Pedro Satte Alam, 23, está ansioso para o retorno presencial. Ele ingressou no curso em 2021, dessa forma, até então, só havia tido aulas remotas. "Não é só uma questão didática, mas é tudo em casa, sempre sozinho. As interações são sempre pelas redes sociais, era difícil. Nas últimas aulas do último ano letivo já estávamos numa grande expectativa, nos perguntando se era verdade que o Direito iria voltar", conta. "Espero que volte aquele brilho. De certa forma, é minha primeira vez aqui. Estou ansioso, estou feliz", resume o estudante sobre sua primeira aula na Faculdade de Direito, que ocorreu na noite de segunda.

Um retorno com diferentes demandas
De acordo com o acadêmico do 5º ano, e integrante do CAFV, João Tavares Neto, 22, com o retorno, questões básicas passaram a surgir mais frequentemente. "As pessoas que já entraram no período da pandemia não sabem muito amparar os que ingressaram este ano. Então surgem questões como: "Eu preciso de aluguel? Quais matérias eu tenho? Como faço para falar com o colegiado?'. Questões que eram antes naturalmente passadas".

O jovem comenta que algumas ideias estão sendo pensadas para facilitar o cenário. "Nós estamos tendo um apoio muito legal da direção. A nossa meta é que a gente consiga fazer essas coisas na medida do possível. Quem sabe fazer uma cartilha que permita que todos tenham acesso. É o que esperamos para esse retorno", pontua Tavares.

Retorno geral a caminho
O retorno presencial das atividades dos cursos semestrais já tem data: o dia 1º de agosto. No primeiro semestre referente ao ano letivo de 2022, o funcionamento e as normas terão base nos protocolos que estarão em vigor mais à frente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cresce a busca por testes de Covid-19 no município Anterior

Cresce a busca por testes de Covid-19 no município

Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira Próximo

Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira

Deixe seu comentário