Agilidade

Autoteste de Covid começa a ser vendido em Pelotas

Kit custa R$ 64,90 e, por enquanto, está sendo comercializado apenas em uma rede de farmácias da cidade

Carlos Queiroz -

Nesta primeira semana, a procura ainda está tímida, segundo uma funcionária da farmácia. O motivo é a preferência dos usuários pelo teste convencional sob a alegação de que o próprio manuseio da coleta de material na narina poderia prejudicar o resultado final. Para experimentar o sistema de diagnóstico que pode ser feito em casa, a reportagem comprou um autoteste antígeno e, seguindo as orientações contidas no produto, realizou um exame. A boa notícia: o resultado foi negativo.

A leitura do passo a passo, bem ilustrado na bula, é fundamental para que a testagem seja feita corretamente e para que nenhuma etapa fique para trás (veja ao lado). Neste caso, até a embalagem faz parte do processo e não pode ser dispensada antes do final do exame. Além de trazer um QR Code que remete a um tutorial, ela também serve de suporte para a solução diluente, enquanto é colhida a amostra das narinas. O acesso ao swab (o cotonete) pode dificultar quem está manuseando, por oferecer uma certa resistência no momento de abrir a embalagem e por não poder tocar nas extremidades. Uma vez disponível, é preciso ter coragem para inseri-lo até a nasofaringe, pois a sensação é de desconforto e ardência.

Passada a parte mais difícil, a amostra do swab é colocada dentro do tubo com a solução diluente. Após, o dispositivo de teste é retirado do sachê de alumínio e nele são aplicadas quatro gotas, sendo que para o processo dar certo não pode ser além da quantidade indicada. Depois é só aguardar os 15 minutos para obter o resultado. Se aparecer apenas um traço, como aconteceu com a reportagem, indica negativo. Dois traços, positivo. Todos os itens podem ser descartados em lixo comum, segundo orientação do fabricante. Para a realização de todo o processo, não foi preciso mais do que 20 minutos.

Ferramenta de triagem

A infectologista do Hospital Escola da UFPel, Bruna Gazoni de Souza, explica que o autoteste é um mecanismo de triagem. “Se ele der negativo e a pessoa tem sintomas, ela deve realizar um RT-PCR.” A especialista alerta ainda que a autotestagem deve ser usada com cautela, em função de ter muito resultado falso negativo. “Na dúvida, para se ter um diagnóstico mais preciso, o exame de escolha é o RT-PCR”, reafirma. No caso de resultado positivo, o importante é iniciar imediatamente o isolamento.

Em Pelotas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que, caso o autoteste aponte positivo, o indicado pelo Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, do governo federal, é que seja buscada uma unidade de atendimento para que um profissional de saúde confirme o diagnóstico, faça a devida notificação e preste as orientações pertinentes ao trabalho da Vigilância Epidemiológica. “Essa medida é importante, pois o autoteste para fins epidemiológicos só tem validade após a confirmação e a notificação do profissional de saúde, além de oferecer orientações pertinentes à assistência em saúde”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado da Silva.

Passo 1 - Orientações

1 - Lave bem as mãos e assoe o nariz antes do procedimento

2 - Confira a validade do produto na caixa

3 - Verifique o conteúdo do kit

* Dispositivo teste (embalado em envelope de alumínio com dessecante)
* Tubo com solução diluente e tampa filtro
* Swab estéril (cotonete)
* Guia de usuário e bula

Passo 2 - Coleta da amostra

4 - Retire o lacre da solução diluente

5 - Coloque o tubo no orifício da embalagem do kit

6 - Abra o envelope e pegue o swab (não encoste nas extremidades)

7 - Insira o swab com aproximadamente 1,5 cm na narina e gire dez vezes contra a parede nasal. Repita o procedimento na outra narina

Passo 3 - Procedimento do teste

8 - Coloque a amostra do swab no tubo com a solução. Gire pelo menos dez vezes. Remova o swab pressionando as laterais do tubo para extrair o líquido do acessório

9 - Pressione a tampa filtro firmemente

10 - Abra o sachê alumínio e retirar o dispositivo teste. Aplique quatro gotas da mistura no poço de amostra

11 - Aguarde 15 minutos e leia o resultado do teste

Passo 4 - Leitura do resultado

Não reagente (negativo) - apenas uma faixa colorida

Reagente (positivo) - duas faixas coloridas

Inválido - nenhuma faixa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa: uso de máscaras continua obrigatório em aeroportos e aeronaves Anterior

Anvisa: uso de máscaras continua obrigatório em aeroportos e aeronaves

Em dois anos, variantes e vacinas moldaram fases da pandemia Próximo

Em dois anos, variantes e vacinas moldaram fases da pandemia

Deixe seu comentário