Novidade

Avenida Espírito Santo deve ser entregue na próxima semana

Obra pavimentou a via com blocos intertravados, além de intervenções de drenagem, paisagismo e novas paradas de ônibus

Gabriel Huth -

Aguardada há bastante tempo por moradores do Laranjal, a pavimentação da avenida Espírito Santo deve ser inaugurada na próxima semana. O trecho, de cerca de 800 metros, recebeu pavimentação de blocos intertravados e obras de drenagem, além de arborização e novas paradas de ônibus. Iniciadas em 2017, as intervenções chegaram a ser paralisadas para adequações e mudanças no projeto

Com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foram investidos mais de R$ 4,3 milhões através do financiamento. A requalificação envolve o trecho entre as avenidas Rio Grande do Sul e Senador Joaquim Augusto Assumpção. A inauguração está marcada para a próxima quarta-feira, dia 5, às 10h30min.

Dona de um pequeno mercado na avenida, Miria Aldrighi, 37, conta que esperou mais de um ano e meio até que o trânsito fosse liberado. "A gente padeceu, mas valeu a pena", diz, lembrando dos períodos de pouca venda. Ela conta que praticamente precisou fechar o comércio durante as obras, mas se vê esperançosa com os novos ares da avenida e com a chegada da temporada de verão para recuperar o tempo de "vacas magras'.

Outro fator, melhorado com a pavimentação, foi a diminuição da poeira dentro das casa. "A gente já percebe que o movimento começou a crescer com a chegada do calor e da alta temporada", conta a comerciante. Morador da Espírito Santo há mais de 20 anos, seu Elmo Lambrecht, 79, voltava de uma caminhada analisando as mudanças na rua. Com muitos elogios às melhorias, ele também destacou que nas chuvas após as obras o sistema funcionou bem. "Era um problema crônico. A água subia e invadia até casas. Já houve chuvas fortes e isso não aconteceu mais", garantiu.

Principalmente a drenagem
O principal problema, no entanto, era sempre nas temporadas chuvosas. A água chegava na calçada do mercado por transbordar o canal de drenagem no centro da avenida. Este foi o principal problema atacado na obra, avalia o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Paulo Morales. Devido a problemas de drenagem, a obra precisou ser paralisada e o projeto refeito. Pela limitação dos recursos, a opção da pasta foi de não incluir calçadas e mobiliário urbano, além dos novos abrigos de ônibus.

"A gente gostaria de fazer toda a via, mas, em função dos recursos, tivemos que limitar. Grande parte foi utilizada para a drenagem", detalha o secretário. Ainda sem recursos e sem projetos a vista, o secretário diz que as prioridades para a pavimentação sempre são baseadas nas ruas por onde transita o transporte coletivo. No radar do governo, a próxima obra de pavimentação no Laranjal deve ser a sequência da Espírito Santo até a avenida José Maria da Fontoura.

As mudanças, destaca, atingem todas as ruas do entorno, que tiveram alterações na drenagem. O canalete foi reforçado com pedras, uma tela e uma manta, que preserva o leito de ações erosivas e dá durabilidade à obra, relata Morales. No trecho onde não há o canal, foram instalados sistemas subterrâneos nas duas vias.

Novos ares
Na frente da casa de seu Nei Carlos de Moura, um pequeno jardim agora faz parte do paisagismo da avenida. Por iniciativa própria, o professor aposentado comprou mais de 400 mudas de flores, cultivadas e que dão novas cores para o espaço público. "É a teoria da replicação. Nesse meio de mentiras que são compartilhadas, eu pensei que poderia fazer um ato para ser compartilhado por outros moradores da cidade e resolvi fazer na frente da minha casa", explica. A ação é elogiada por vizinhos e por quem transita pelo local. "Eu sonho em ver a rua de ponta a ponta toda florida".

Gabriel Huth_473398

Ônibus já circulam na via
Desde o dia 23, os ônibus do transporte coletivo urbano da linha Laranjal utilizam a via. Entre as melhorias entregues na obra, estão novas paradas de ônibus e novos abrigos.

-129281

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hemocentro completa 15 anos de atividade Anterior

Hemocentro completa 15 anos de atividade

Banrisul atrasa crédito da folha da Prefeitura Próximo

Banrisul atrasa crédito da folha da Prefeitura

Deixe seu comentário