Região

Azonasul abre calendário de reuniões em 2019

Encontro ocorreu em Herval, que comemora hoje 194 anos de emancipação política

Divulgação -

Herval sediou ontem a primeira reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) em 2019. O prefeito em exercício, Idemar Barz, representou a prefeita Paula Mascarenhas no evento, que também simbolizou a celebração dos 194 anos de emancipação política da cidade anfitriã, comemorados hoje. A reunião ocorreu no Parque do CTG Minuano, que também é palco para a 19ª edição do Rodeio Internacional de Herval.

O encontro foi uma oportunidade para que as representações políticas pudessem alinhar as tratativas referentes às demandas prioritárias da Zona Sul. Entre elas, a conclusão da obra da BR-116 e a dificuldade financeira enfrentada pelas cidades, o que reflete, segundo os prefeitos, principalmente, na área da saúde.

Presidente da Azonasul, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, relatou os principais pontos da reunião que teve, recentemente, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), onde apresentou um relatório com as reivindicações construídas com os demais prefeitos. Harter destacou que a Famurs comprometeu-se em reforçar as demandas junto ao governador Eduardo Leite e, também, ao governo federal. “São demandas consideradas como prioridades urgentes para a região. Acredito que quanto mais elas forem repetidas, mais verão a necessidade de atendê-las”, assinalou o presidente. 

Presente em Herval, o deputado federal eleito Daniel Trzeciak (PSDB) também fortaleceu a necessidade da região mobilizar-se em favor da duplicação da rodovia. “Precisamos ser incansáveis nessa pauta e nessa luta”, declarou. Ele também mencionou que a construção do hospital, que será 100% SUS, da Universidade Federal de Pelotas, precisa da intervenção do governo federal para sua concretização; o local, segundo Trzeciak, não atenderá apenas a população pelotense, mas de toda a região.

Na reunião, também foi consolidada a nova presidência do Consórcio Público do Extremo Sul, ao definir o prefeito de Piratini, Vítor Rodrigues, para liderar a entidade pelos próximos dois anos. Rodrigues substitui o prefeito de Pedras Altas, Luiz Alberto Perdomo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra de dragagem do Porto de Rio Grande vai ser retomada Anterior

Obra de dragagem do Porto de Rio Grande vai ser retomada

Fux suspende investigação sobre Fabrício Queiroz Próximo

Fux suspende investigação sobre Fabrício Queiroz

Deixe seu comentário