Pandemia
Bagé chega a 18 casos confirmados
No Brasil, são 359 óbitos; no mundo, número chega a 58,3 mil
Divulgação -
O município de Bagé confirmou, no final da tarde desta sexta-feira, seu 18º caso. O paciente é um bebê de 10 meses e está internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. De família bageense, mas residente na capital, o caso foi computado para a cidade e a criança está com quadro estável. Outro caso foi confirmado foi de um homem de 30 anos, que é educador físico no município. Com estes dois casos, Bagé permanece como a segunda cidade com mais casos em todo o Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, com 232 casos.
Até o momento, em Bagé já foram abordados 9 mil veículos em barreiras sanitárias e as fiscalizações no comércio chegam a 1,5 mil. Em coletiva de imprensa no final da tarde, o prefeito Divaldo Lara (PTB), disse que as fiscalizações no comércio tem funcionado, assim como o toque de recolher no município, que também receberá o apoio da Força Nacional do grupo enviado pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública. O decreto de fechamento do comércio já dura 15 dias.
"O que está faltando é consciência das pessoas. A sociedade tem que entender a gravidade e fazer a sua parte, levar isso a sério antes que tenhamos que estar carregando alça de caixão. Para que não venhamos a chorar no futuro, precisamos fazer a nossa parte agora", declarou Divaldo, que complementou: "Bagé será o primeiro a alcançar o pico e será o primeiro a sair dele". Dos 18 confirmados no município, sete foram recuperados e quatro estão em leitos de UTI com cuidados especiais. Outros suspeitos também estão hospitalizados e aguardam resultados de exames.
Um hospital de campanha está sendo montado no município e deve ser concluído neste sábado. A estrutura é resultado de um trabalho conjunto entre a prefeitura municipal, Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Hospital Universitário e Santa Casa de Bagé. Ao todo serão mais 50 leitos para tratamento de casos de Covid-19 na cidade.
Pelotas aguarda contraprova de dois casos
No boletim divulgado pelo município nesta sexta-feira, o número de casos confirmados continua em três. No entanto, dois pacientes testaram positivo para o Covid-19 em laboratórios não credenciados no Ministério da Saúde. Para serem considerados confirmados e integrar os números oficiais, o município aguarda a contraprova de exames que são realizados pelo Lacen. Caso estes dois sejam confirmados pelo Laboratório Central, Pelotas pode chegar a cinco confirmados. Os testes são aguardados.
6 mortes no RS
Foi confirmado nesta sexta-feira o sexto óbito por coronavírus no Estado. A paciente era uma idosa de 92 anos residente de Porto Alegre. Ela estava internada desde o dia 23 de março e o falecimento ocorreu na noite desta quinta-feira (2). A vítima tinha doenças cardiovascular e neurológica crônicas. Do total, quatro foram em Porto Alegre e dois em Novo Hamburgo. No último boletim médico divulgado, ele apresenta quadro estável e assintomático. Ao todo são 410 casos confirmados no estado.
Brasil chega a 359 óbitos
No boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no final da tarde desta sexta-feira, os números apontam para 359 óbitos e 9.056 casos em todo o território nacional. A taxa de letalidade alcançou os 4%. A maior parte dos confirmados está no Sudeste, com 62%, seguido do Nordeste, com 15%, e a região Sul, com 11%. O estado de São Paulo já registra 219 mortos, no Rio de Janeiro são 47 e no Ceará 22.
FURG e Hospital Universitário farão testes em Rio Grande
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o seu Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., irão disponibilizar no município 4 mil testes moleculares para o coronavírus. O exame faz um diagnóstico biológico completo e permite identificar a presença do vírus a nos primeiros dias da doença, diferente do teste rápido, feito após o sétimo dia de sintomas. Ao todo serão investidos R$430 mil de um fundo de contingência para a compra de materiais para os testes e adaptações estruturais em quatro laboratórios. Os insumos devem chegar até o final do mês.
Outra iniciativa no município partiu da prefeitura na compra de 1,5 mil testes rápidos. A ideia ainda é fazer uma campanha que envolva a sociedade civil e outras instituições para chegar a um total de 8 mil testes rápidos. "Primeiro, vamos ter testes disponíveis para quem está na linha de frente. Quando uma pessoa está com suspeita da doença, ela e todos que tiveram contato com ela têm que ficar em isolamento e se perde um conjunto de pessoas de áreas essenciais por até 14 dias. Com essa testagem em Rio Grande a gente vai conseguir testar rápido. Se tiverem contaminadas, as pessoas vão pra isolamento, se não tiverem, poderão voltar logo ao trabalho", manifestou o vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, em referência a profissionais de saúde, forças de segurança, trabalhadores portuários e de serviços essenciais.
Recém nascido está na UTI em Novo Hamburgo
Entre os 14 casos confirmados em Novo Hamburgo, um é referente a um recém nascido com um mês de vida. O bebê está internado numa UTI Neonatal do Hospital Municipal. A criança nasceu no dia 4 de março. Os técnicos do hospital trabalham com a possibilidade de contaminação por familiares em visita ao bebê. Não há risco de contágio em função de todos os leitos serem isolados.
Estado recebe testes rápidos
O Rio Grande do Sul recebeu 48,9 mil testes rápidos sorológicos para auxílio ao diagnóstico da Covid-19. Uma parte (20 mil unidades) será enviada à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para pesquisa, e outra parte (28.940) será aplicada em profissionais das áreas da saúde e da segurança, de acordo com protocolo em elaboração pela Secretaria da Saúde (SES). O teste deve ser aplicado no décimo dia do início dos sintomas, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. O resultado é conhecido em 20 minutos. É necessária apenas a coleta de uma gota de sangue.
Mais de um milhão de infectados no mundo
O número de infectados pelo Covid-19 superou um milhão de casos nesta sexta-feira. Pelos dados da Universidade Johns Hopkins, instituto referência internacional em saúde, o número total chega a 1.088,8 na noite desta sexta-feira. Um mapa global montado e atualizado em tempo real pela universidade também aponta para 58.382 óbitos confirmados com diagnóstico do novo coronavírus.
Número de mortes por país
Itália - 14.681
Espanha - 11.009
França - 6.507
Reino Unido - 3.605
Irã - 3.294
China - 3.203
Número de infectados por país
Estados Unidos - 270.473
Itália - 119.827
Espanha - 117.710
Alemanha - 91.159
China - 82.511
França - 65.197
(Fonte: Universidade Johns Hopkins)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário